Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

ESCOLAS DE SAMBA - Dicas para quem vai desfilar

 

 

COMPROU UMA FANTASIA E VAI DESFILAR EM ALGUMA ESCOLA ?

 

Em primeiro lugar, PARABÉNS 

Muito provavelmente, mas muito mesmo, você estará participando de uma experiência inesquecível.

O texto abaixo foi feito pensando em quem vai desfilar em alguma escola do grupo especial ou do grupo A e vai desfilar no Sambódromo, pois isso é o mais provável. Se você vai desfilar em alguma escola na Estrada Intendente Magalhães, QUE LEGAL ! Saiba que você está dando uma bela contribuição para a escola e eu vou ficar muito grato se você quiser usar os comentários abaixo para nos contar como foi sua experiência.

Qualquer que seja a escola que você escolheu, sua experiência tem tudo para ser boa. É claro que participar do desfile de uma escola campeã é muito bom, mas eu já desfilei em escola que ficou em último e também foi ótimo. Se esta será sua primeira vez desfilando, fique tranquilo(a) pois não é nada difícil e nem precisa tomar aquela cervejinha para ficar alegre (aliás eu recomendo não tomar) porque é impossível você não se contagiar com o clima ao entrar na avenida, ver os refletores, escutar a bateria e ver muita gente da sua escola se emocionando.

Mas existem algumas coisas e alguns detalhes com os quais você deve ter atenção. Nada que você não possa cumprir, mas são importantes para que sua experiência seja a melhor possível.

 

O CLIMA DO DESFILE

 

Pra começar vou te colocar dentro de uma bateria. Essa gravação foi feita antes da escola começar o desfile. Foi feita em frente ao setor 1, em uma exibição que as baterias fazem antes de se dirigirem para o local de início.

Perceba a tensão dos ritmistas já neste momento. Se você já é um(a) desfilante acostumado(a), preste atenção no rapaz do repinique, o cara é fera. Se este será o seu primeiro desfile e você está preocupado(a) com sua participação, perceba o ritmo e as duas batidas mais fortes. São elas que fazem a marcação. Se você evoluir no ritmo dessas duas batidas sua "performance" já estará praticamente garantida.

Agora vamos às dicas relacionadas ao desfile:

 

- Programe-se para chegar ao local da concentração indicado para a sua escola (veja tabela abaixo) com bastante antecedência. Isso significa, pelo menos, uma hora/uma hora e meia antes do horário marcado para o início do seu desfile. Se for sua primeira vez, chegue duas horas/duas horas e meia antes. Você vai ter alguma dificuldade para encontrar a posição da sua ala e os diretores da escola vão estar muito ocupados acertando os últimos detalhes para lhe dar atenção e conduzir você ao local correto. Facilite o trabalho deles chegando cedo. Eu gosto de chegar cerca de duas horas antes para fazer tudo com calma e ainda dar uma olhada nas fantasias das outras alas e nos carros.

 

LOCAL DE CONCENTRAÇÃO DAS ESCOLAS

 

lado do prédio BALANÇA MAS NÃO CAI (lado dos setores ímpares do Sambódromo)

lado do prédio dos CORREIOS (lado dos setores pares do Sambódromo)

 

GRUPO ESPECIAL - DOMINGO

Império Serrano - Correios

Viradouro - Balança

Grande Rio - Correios

Salgueiro - Balança

Beija-Flor - Correios

Imperatriz - Balança

Unidos da Tijuca - Correios

 

GRUPO ESPECIAL - SEGUNDA-FEIRA

Sâo Clemente - Correios

Vila Isabel - Balança

Portela - Correios

União da Ilha - Balança

Paraíso do Tuiutí - Correios

Mangueira - Balança

Mocidade de Padre Miguel - Correios

 

GRUPO A - SEXTA-FEIRA

Unidos da Ponte - Correios

Alegria da Zona Sul - Balança

Rocinha - Correios

Santa Cruz - Balança

U. de Padre Miguel - Correios

Belford Roxo - Balança

Sossego - Correios

 

GRUPO A - SÁBADO

Bangu - Correios

Renascer de Jacarepaguá - Balança

Estácio de Sá - Correios

Porto da Pedra - Balança

Império da Tijuca - Correios

Cubango - Balança

 

- Se você estiver vendo o desfile no Sambódromo e for desfilar, no seu setor existe um local onde eles vão colocar uma pulseira em você. Ela passará a ser o seu ingresso para você voltar quando acabar de desfilar. Procure se informar sobre o local assim que você chegar para não ter correria na hora do desfile. Já que você já vai estar ali por perto, vá para a sua concentração quando for começar o desfile da escola anterior. Ao final do seu desfile pergunte por onde você deve voltar.

- Você deve ter visto acima de que lado sua escola vai se concentrar. Se for no lado do prédio BALANÇA MAS NÃO CAI, desça na estação CENTRAL do metrô e vá caminhando. E pode ficar tranquilo(a). O prédio é meio torto mas não vai cair. Já está assim há dezenas de anos. Se for no lado do prédio dos CORREIOS, desça na estação PRAÇA ONZE do metrô e caminhe na direção da Av. Presidente Vargas.

- Ao chegar ao local você terá que passar para o lado de dentro da grade e sua fantasia é o seu passaporte de entrada. Depois de entrar procure os outros componentes com as fantasias iguais à sua. Faça isso logo que chegar. Depois de encontrar a posição da sua ala, aí você pode até tentar se afastar um pouco para arranjar algum meio fio para sentar e descansar. É até possível que você consiga comprar alguma coisa para comer ou beber na concentração, mas não é garantido. Só vai conseguir se tiver algum camelô do lado de fora da grade. 

- Alimente-se bem antes de sair de casa e vá ao banheiro. É importante você estar bem alimentado(a) e hidratado(a) para não cair na avenida e não dar trabalho aos bombeiros no meio do desfile. Banheiro na concentração, acho que ainda tem, mas é banheiro químico e olhe lá.

- É possível que você ache o ambiente na concentração da escola tumultuado e até ache que vai dar tudo errado. Mas fique tranquilo(a). É assim mesmo. A tensão é grande, mas quando você fizer a curva e entrar na reta do desfile você vai ver que tudo vai começar a funcionar muito bem. Algumas vezes até acontecem problemas. Um carro pode empacar, por exemplo, mas normalmente dá tudo certo. Se acontecer algum problema, existem pessoas já designadas para resolvê-los. Continue o seu desfile normalmente e siga a orientação dos diretores da escola

- Preste bastante atenção para não esquecer em casa nenhuma parte da sua fantasia. Com uma fantasia incompleta você vai correr um risco bem grande de ser barrado(a) e não entrar na avenida. E não tem choro. Vai ficar de fora mesmo, e ainda vai perder o dinheiro pago na fantasia.

- Se a sua fantasia não permitir que você já saia de sua casa fantasiado(a), vá com alguma roupa velha que você possa até jogar fora depois de vestir sua fantasia. Dependendo dela você não conseguirá esconder sua roupa por baixo para trocar de novo ao término do desfile. Se puder sair de casa já fantasiado, faça isso. Não fique com vergonha. No metrô você vai encontrar um monte de gente já fantasiado.

- MUITO IMPORTANTE - Experimente o seu sapato da fantasia pelo menos na véspera do desfile e veja se ele está te machucando em alguma parte. Se estiver, faça alguma coisa. Leve em algum sapateiro, encha o pé de esparadrapo. Dê o seu jeito, mas não vá para o desfile achando que não vai te incomodar porque vai.

- Cuidado com o excesso de bebida. Componente bêbado durante o desfile pode fazer a escola perder ponto e isso é sério, muito sério mesmo. Aqui também o risco de você ser retirado(a) do desfile por algum diretor é grande. Eu já vi acontecer. E tenho certeza que você vai querer estar sóbrio(a) para aproveitar cada momento do desfile, não é mesmo ?

- Por favor (1) – Guarde o seu celular durante o desfile. Nada de selfies ou lives para as redes sociais. Em hipótese alguma faça isso. Lembre que você, com sua fantasia, estará representando um papel no enredo e não há espaço para brincadeiras. Imagine você de D. Pedro ou Carmen Miranda fazendo selfie. Aqueles porta-dólares que prendem na cintura são bons pra isso. Deve dar para escondê-lo por baixo da fantasia. Mas passe um esparadrapo na fivela. Pulando no meio do desfile a chance daquela fivela abrir é grande.

- Por favor (2)Decore a letra do samba e cante durante todo o tempo em que você estiver desfilando. Com a maior energia que você puder. Os diretores e o chefe da sua ala irão gostar muito. Na verdade, ao comprar uma fantasia você já está assumindo este compromisso com a escola. Cumpra-o da melhor forma.

- Por favor(3)Jamais ultrapasse os limites da sua ala, nem invadindo o espaço da ala da frente nem da ala de trás. As escolas costumam colocar componentes experientes no início e no fim das alas para cuidar dos distraídos, mas colabore.

- Por favor(4) – Não fique parado no meio da sua ala. Mexa-se. A dança dos componentes é um dos critérios de avaliação. Não se preocupe em ter que sambar, se você não tem essa habilidade, mas movimente-se no ritmo das batidas do samba. É fácil e quase contagiante. Rapidinho você pega o jeito.

 

No mais, aproveite este seu momento. A coisa é séria e falei em cuidados que você deve ter, mas deve ser também um momento de muita alegria e animação. E aproveite ao máximo porque passa muito rápido. Se você der sorte e sua escola estiver arrebentando e fazendo um desfile daqueles inesquecíveis, será uma das maiores experiências da sua vida.

Para saber se o desfile está arrebentando olhe para o pessoal das arquibancadas e cadeiras. Eles são o termômetro. Se eles estiverem quietos e aplaudindo em alguns momentos, deve estar bom mas não está empolgando. Mas pode estar sendo um desfile correto, que pode ganhar muitos pontos e pode até ser campeão. Já aconteceu mais de uma vez. Se algumas pessoas estiverem dançando e cantando junto com a escola, é um bom sinal. Com certeza guarde sua fantasia pois sua chance de voltar no desfile das campeãs é grande. Agora se todo mundo estiver dançando e cantando junto, prepare-se pois você está fazendo parte da história.

Dá uma olhada nesses vídeos abaixo. Separei alguns momentos importantes do desfile.

Coloque o fone de ouvido, aumente o som e clique para ver.

DESFILE ESTÁCIO DE SÁ 1992

DESFILE SALGUEIRO 1993

 

Imagine você na avenida participando de um negócio desses.

Pois é, já aconteceu comigo.

 

Bom desfile e curta o momento da melhor forma que você puder.

E depois conte pra gente como foi.

 

Se você também vai ver o desfile, dê uma olhada em nosso post

ESCOLAS DE SAMBA - Dicas para quem vai ver o desfile