Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

SÍTIO BURLE MARX - Muito mais do que a casa onde viveu um paisagista

 

 

Fonte: Informações do texto foram extraídas de folheto disponível na recepção do local

 

Muita gente pensa que ao visitar o Sítio onde viveu Burle Marx vamos ver plantas, plantas e alguns jardins. Mas o SÍTIO BURLE MARX é muito mais do que isso. É um Museu em uma área de 405.325,63 m² de Brasil, de natureza brasileira.

Um Museu onde você vai aprender a admirar QUEM FOI ROBERTO BURLE MARX.

Ele nasceu em São Paulo, filho de Cecília Burle, pernambucana, com Wilhelm Marx, judeu alemão. Com quatro anos mudou-se para o Leme, no Rio de Janeiro. Aos 18 anos passou 1 ano e meio na Europa com a família. Em visita ao Jardim Botânico de Dahlem tomou contato com a flora tropical ao ver uma coleção de plantas brasileiras. Esse fato teria influência para o resto de sua vida profissional, pois passou a mudar o paisagismo no Brasil até então fortemente influenciado por inspirações europeias.

Em 1949, junto com seu irmão, resolveu comprar o Sítio Santo Antonio da Bica (hoje Sítio Burle Marx ), em Barra de Guaratiba, onde passou a guardar a coleção de plantas que vinha colecionando desde criança.

Ele mudou-se para o Sítio em 1973 onde viveu até sua morte, em 1994. Mas antes, comprou a parte do seu irmão e preocupado com o destino que o Sítio teria, fez a doação do Sítio para o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Como não poderia deixar de ser, o Sítio é muito bonito. Nas fotos abaixo você poderá ver alguns espaços que destacamos. Obviamente é apenas uma parte, pois é um local onde poderíamos ter passado o dia inteiro fotografando os belos espaços que existem.

 

A casa onde ele morava

O jardim visto da casa

A porta da Capela

As flores não poderiam faltar

Essas ficam no lago do jardim.

Essa parece estar sendo protegida. Ou cortejada ?

Mas não estão sós. O lago é grande.

A parte interna da casa é muito bem cuidada e de muito bom gosto. E você ainda vai ouvir algumas histórias bem interessantes sobre ele.

As espécies de plantas são muito variadas

Você sabia que ele tocava piano ?

E depois que você chega ao topo do sítio, no trajeto de volta você desce por um caminho construído no meio da plantação e que também é muito bonito.

 

LOCALIZAÇÃO

O Sítio está localizado na Estrada Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro

O acesso é muito fácil, basta pegar a Av. das Américas e seguir no sentido Recreio acompanhando a mesmo trajeto dos ônibus BRT. Cerca de 15km após passar pelo Barra Shopping, pegar a saída, à direita, para a Estrada Burle Marx. O caminho é bem sinalizado mas colocando o endereço do Sítio no GPS não tem erro.

VISITAS

As visitas acontecem de terça a sábado em dois horários: 09:30 h e 13:30 h. 

As visitas são guiadas e devem ser agendadas pelo telefone (21)2410-1412 entre 08:00 h e 16:00 h, nos dias úteis.

A visita dura aproximadamente 1 hora e meia. É uma caminhada de cerca de 1.800m em subidas leves e constantes. Para quem tem dificuldade de locomoção o sítio oferece um veículo elétrico para 5 pessoas.

É importante ir com calçado confortável e roupas leves, principalmente no verão.

USAR REPELENTE

Não são permitidos lanches ou piqueniques. 

PREÇOS

O valor cobrado pelo ingresso é de R$ 10,00, pagos no local.

Estudantes e adultos a partir de 60 anos pagam meia entrada.

 

 

Este é o Sr. Roberto Burle Marx, na imagem regando uma muda de pau brasil. A ele devemos agradecer pelos belos locais que nos proporcionou em várias cidades brasileiras e por ser um estudioso e divulgador da cultura e das tradições do Brasil.

Recomendamos muito a visita. É um passeio que deveria fazer parte de todas as divulgações de locais turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Não só pela beleza do local como também para que o talento e outros detalhes da vida do Burle Marx sejam conhecidos por todos nós.