Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Atlético de Madrid x Real Madrid

Nossa experiência em um jogo da maior competição interclubes do mundo

Colaboração texto e fotos: Marcos Antunes

Se você, em algum momento, pretende assistir a algum jogo da Champions League, dê uma olhada neste post. O Bigorna Viagens esteve em Madrid, no ano de 2017, para ver uma das semifinais da competição.

Segunda e decisiva partida de uma das semifinais da Champions League de 2017. No primeiro jogo, no campo do Real Madrid, o resultado havia sido Real Madrid 3 x 0 Atlético de Madrid.

O Atlético de Madrid precisava devolver o placar para levar a decisão para os pênaltis, tarefa bem difícil. Ou ainda mais difícil vencer por 4 gols de diferença para se classificar e eliminar o maior rival.

O ROTEIRO

Estávamos planejando uma viagem para Portugal e Sevilha quando descobri que, na mesma época, aconteceria em Madrid esse jogaço de futebol e o Torneio Master 1000 de tênis.

Analisando as possibilidades vi que daria para ver o jogo em um dos dias, passar o dia seguinte no torneio de tênis e ainda aproveitar o final da viagem com a família em Portugal.

E assim fiz. Quando chegamos em Sevilha, fiquei lá o primeiro dia e no dia seguinte fui para Madrid.

Optei em fazer a viagem de trem pela proximidade e pelas facilidades que uma viagem de trem pela Europa proporciona.

Comprei a passagem pela Renfe. A viagem durou cerca de 2 horas e meia. Comprei tudo pela internet e cheguei na estação 30 minutos antes do embarque. Foi o suficiente.

site da RENFE:  https://renfe.spainrail.com/

A HOSPEDAGEM

OK Hostel Madrid - nota 10

Optei por ficar em um hostel para economizar um trocado já que, como vocês verão, o ingresso havia comprometido boa parte do meu orçamento. Escolhi o OK Hostel por ser parceiro do hostel em que havíamos ficado em Lisboa (Yes Lisbon Hostel).

O hostel é excelente, fiquei em um quarto para 4 pessoas. Limpo, funcionários atenciosos e café da manhã bem servido.

A localização é boa. Fica perto da estação de trem. Até dá para cobrir a distância da estação para o hostel caminhando, mas se você estiver com mala não recomendo. Eu fiz a caminhada com mala e foi puxado. Ele fica perto, também, de uma estação de metrô.

Perto do Hostel tem uma padaria com uns sanduíches MUITO baratos. Lugar muito bom para um lanche.

Fiz minha reserva através do Booking.com : OK HOSTEL

Nota dos hóspedes no Booking.com 9.3 - Diária aproximada € 22.00

INGRESSO

Assim que resolvi incluir o jogo no roteiro, tentei comprar pelo site oficial do Atlético de Madrid (mandante do jogo) mas eles privilegiam os sócios, então acabei não conseguindo.

Tentei então pelo site https://www.stubhub.com/. É um site de revenda de ingressos muito usado lá fora. Procurei alguém que me enviaria o ingresso em PDF, por e-mail, pela velocidade da operação. É sempre bom pesquisar bastante pois cada vendedor faz o seu preço e você pode conseguir uma boa compra se tiver tempo e paciência.

Assim que foi definido que o confronto seria Real Madrid x Atlético Madrid, os preços no site stubhub estavam bem altos. Com a vitória do Real Madrid por 3 x 0 no primeiro jogo, os preços caíram bastante uma vez que o confronto estava praticamente decidido.

Eu paguei € 264.00 por um ingresso categoria 2, atrás do gol. O preço oficial deste mesmo ingresso era € 102.00 . Fiz a compra 7 dias antes da partida.

Por questões de segurança o site Stubhub, para finalizar a compra, pede que você envie foto do passaporte e foto do cartão usado na compra. Fiz isso e não tive qualquer problema.

O ingresso chegou no meu email cerca de 3 horas depois da compra.

O JOGO

Experiência única para quem curte futebol.

Tentei chegar cedo para ver o clima do jogo. Bares lotados perto do estádio. Como era um clássico entre os dois times da cidade valendo vaga na final da Champions, o clima não era tão amistoso.

Cheguei perto do Estádio na mesma hora que a torcida do Real Madrid. Tinha uma quantidade enorme de policiais separando as torcidas, mas mesmo assim torcedores do Atlético jogaram garrafas na torcida do Real. Houve um princípio de confusão e escutei algumas bombas que foram lançadas pela Polícia. Não foram perto de mim, mas teve uma pequena correria para se afastar do local. Depois disso entrei no estádio.

O Estádio é bem antigo e a estrutura é bem ruim. Mas isso não deve ser fator para você deixar de ir a uma partida do Atlético de Madrid. Esse jogo foi uns dos últimos do estádio. Um novo e mais moderno foi construído e o Vicente Calderón será demolido.

O meu assento era no setor Sul. Quando entrei, descobri que o meu ingresso era junto da torcida organizada do Atlético de Madrid. Por um lado foi bom pelo clima de jogo. É diferente assistir a um jogo perto de torcedores fanáticos. Você consegue se sentir parte da partida e eu prefiro assim. Por outro lado foi ruim, pois tinha uma preferência pela classificação do Real Madrid e, por motivos óbvios, não poderia demonstrar qualquer reação.

Eu queria que o Atlético fizesse um ou dois gols para melhorar o jogo, mas não estava torcendo para o time da mesma maneira que as pessoas ao meu lado. Isso foi me deixando um pouco constrangido pois elas estavam alucinadas com o andamento do jogo.

Tudo porque, logo no início, gol do Atlético.

Alguns minutos depois, pênalti para o Atlético. No gol em que eu estava.

Dá uma olhada neste vídeo para saber o que aconteceu. E sinta a emoção dos torcedores. MUITO BOM !.

Era tudo que eu queria. Um jogaço de bola com as emoções à flor da pele e o time da casa chegando perto de conseguir um resultado dificílimo.

Mas, um pouco antes do final do primeiro tempo, saiu o gol do Real Madrid. Fato que praticamente colocou o Real Madrid na final pois, pelo regulamento, o Atlético precisaria vencer por 5x1. O segundo tempo foi morno, sem muitas chances de gol para os dois lados.

Mas valeu, e muito, pelo primeiro tempo e por ter visto de perto a paixão dos espanhóis mais fanáticos por futebol. Por mais que você esteja acostumado com os estádios no Brasil, e é o meu caso pois sou frequentador assíduo do Maracanã e já fui a outros estádios também, a forma de torcer é diferente.

Se você tiver essa oportunidade, não deixe de curti-la. O futebol é apaixonante em todos os lugares do mundo.

Importante falar, também, que ninguém teve qualquer reação negativa comigo, muito pelo contrário, na hora dos gols até me puxavam para comemorar junto.

IMPORTANTE: Se o seu objetivo é ver o jogo apenas para apreciar o movimento e ficar mais sossegado, é melhor comprar o ingresso no meio do campo. Sempre vai ser mais calmo.

TRANSPORTE

Para o jogo eu fui e voltei a pé pois a distância do hostel até o estádio era de aproximadamente 2 km. Mas o metrô, apesar de ter usado pouco, me pareceu muito bom.

RESUMO DA VIAGEM

Minha estadia em Madrid foi muito curta e mais esportiva do que cultural. Tive tempo, apenas, para ir ao jogo e, como disse lá em cima, passar um dia no Masters 1000 de Madrid, que falarei em outro post.

A cidade me pareceu bem agradável, com certeza valeria uma visita mais longa para aproveitá-la melhor. Mas precisava voltar para Portugal para finalizar a viagem.

Sobre o jogo, com certeza valeu a pena ter ido. Mas vale ressaltar que mesmo em um jogo da Champions teve confusão na entrada, polícia jogando bomba e estádio bem precário, com banheiros e instalações bem ruins. Certamente encontrei alguns problemas por se tratar de um clássico com grande rivalidade. Acredito que em jogos com times de países diferentes o clima seja mais tranquilo.

Mas a experiência de ver um jogo dessa importância supera, em muito, as dificuldades para quem curte as emoções que o futebol proporciona.

E QUE TAL VER A FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE EM 2019 ?

Veja esse vídeo abaixo.

LOCAL DA FINAL EM 2019

Como comentamos no início do post, o Estádio Vicente Calderón não é mais utilizado pelo Atlético de Madrid. O novo estádio chama-se WANDA Metropolitano e é lá que será realizada a final da Champions em 2019. Uma cidade que respira futebol e tem tudo para fazer uma grande festa do futebol.

Mas programe-se com antecedência, com muita antecedência. A UEFA sempre prepara alguns eventos nos dias que antecedem a partida e, de repente, vai valer a pena chegar um pouco antes.

Mais pra frente vamos tentar colocar mais algumas informações aqui em nosso blog pois é possível que o BIGORNA VIAGENS também esteja presente nessa final. Quem sabe nos encontramos por lá ? Ou até vamos juntos, em caravana.