Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

QATAR 2022 - Vai pra Copa ?

( Atualizado em 12/08/2018 )

 

 

Ir a uma Copa do Mundo requer algum conhecimento pois é uma viagem diferente e que envolve algumas surpresas, boas em sua maioria.

Neste post vamos abordar os principais aspectos com os quais você deve ter atenção. Veja algumas dicas que demos para quem foi à Rússia. Elas poderão lhe ajudar em 2022. Quando informações mais recentes forem divulgadas, iremos atualizar o post.

Caso você tenha alguma dúvida, é só usar a caixa de comentários.

 

TÓPICOS QUE SERÃO ABORDADOS:

 

- VAMOS VER SE A COPA FOI FEITA PARA VOCÊ

- INGRESSOS

- IR COM PACOTE DE AGÊNCIA  X  IR POR CONTA PRÓPRIA

- NÃO CONSEGUI OS INGRESSOS, MAS SE NÃO DER VEJO O JOGO DO LADO DE FORA, NO TELÃO

- COPA INTEIRA  X  SÓ PRIMEIRA FASE  X  SÓ FASES FINAIS

- IR SOZINHO  X  IR ACOMPANHADO  X  IR EM GRUPO

- PRONTO, AGORA VOCÊ ESTÁ NO QATAR

- CUSTOS (valores estimados em agosto de 2018)

- VISTO

- CLIMA

- MOEDA

 

Apenas para sua referência essa é minha experiência em Copas:

 

ITÁLIA 90 – Copa inteira - fui com um pacote de uma agência de turismo credenciada pela FIFA.

USA 94 – Copa inteira - comprei as passagens de avião do primeiro ao último jogo contando que o Brasil chegaria à final e seria o primeiro do seu grupo na primeira fase. Reservei hotel para os primeiros 4 dias e achei que tinha os ingressos garantidos (depois eu conto essa história).

FRANÇA 98 – Copa inteira - comprei as passagens e montei minha base em Paris. Reservei um hotel por 30 dias e avisei que precisaria ficar fora em alguns momentos sempre que o Brasil jogasse em outra cidade. Não tinha ingressos para nenhum jogo.

BRASIL 2014 – moro no Rio de Janeiro e só fiquei pelo Rio mesmo.

 

Agora, antes de seguir no post,

 

VAMOS VER SE A COPA FOI FEITA PARA VOCÊ

 

A) você é daqueles(as) que vai ao estádio, sabe as músicas que a torcida do seu time canta, conhece até os jogadores do sub-20 e sabe tudo de futebol do Brasil e do mundo .... então, JÁ DEVERIA TER IDO.

 

 COPA 98 - Nantes - Brasil x Marrocos

Copa do Mundo fora do Brasil, pra quem gosta de futebol, é uma experiência única. E é diferente de tudo que você já viu. O sentimento de brasilidade quando você está competindo fora de casa é muito grande. E não tem essa de dizer que seleção não interessa e que você torce é pro seu time. Quando você estiver lá no estádio, os times entrarem em campo, a torcida adversária acabar de cantar o hino da Inglaterra, da Escócia, da Suécia ...  e começar o hino do Brasil, você vai se emocionar e vai querer cantar nosso hino mais alto ainda.

Raspe o que você tiver de dinheiro e vá. Vai ser um dinheiro bem gasto.

 

B) você é daqueles(as) que curte futebol, vê alguns jogos pela TV e vai ao estádio, eventualmente,  .... então, VÁ TAMBÉM.

 

 

A festa fora dos estádios também é muito boa. A integração entre as torcidas cria o clima que todos nós queremos ao ir a um estádio de futebol e talvez você até volte gostando mais de futebol. Já vi isso acontecer.

Faça suas contas, não cometa nenhum exagero, parcele algumas despesas e vá curtir o momento, sem remorso.

 

C) você é daqueles(as) que não gosta de futebol, acha que os jogadores são todos uns mercenários e que não vão estar nem um pouco preocupados se o Brasil vai ser campeão ou não.... então, NÃO VÁ.

 

Quer ir porque vai aproveitar para conhecer o Qatar, fazer umas selfies com camelos, ver as belas construções da cidade, ver o movimento da Copa e ver um ou outro joguinho ... então, NÃO VÁ.

 

Guarde o seu dinheiro para conhecer o Qatar em outra oportunidade. Na época da Copa tudo vai estar mais caro, POR CAUSA DA COPA. E você não vai aproveitar o que ela vai te oferecer de melhor.

 

Você se enquadrou neste grupo “C” mas, mesmo assim, ainda quer ir ? Tudo bem, quem sou eu para impedir. É muito provável até que você goste. O que eu  posso garantir a você é que você irá encontrar outros viajantes do grupo C por lá também.

 

Passou pelo primeiro pré-requisito ? Então vamos para o segundo

 

INGRESSOS

 

Eu só iria se conseguisse comprar os ingressos pelo site da FIFA, ainda daqui do Brasil. Na FRANÇA, em 98, e nos Estados Unidos, em 94, não tinha os ingressos. Em 94 a CBF deu um bom apoio a quem estava lá e em 98 consegui comprar nos dias dos jogos de gente que havia comprado e desistiu ou quis faturar um trocado. Mas é sempre um risco não conseguir. Além disso nunca se sabe o preço que irão cobrar de você e a cada Copa eles aumentam a repressão sobre as vendas não oficiais. Na Rússia cada portador de ingresso teve que requisitar o seu FAN-ID no site. Este cartão foi exigido na entrada, muito provavelmente por questões de segurança e para dificultar os cambistas. Quem comprou ingressos de terceiros, até mesmo algumas horas antes dos jogos, teve que ir a algum posto da FIFA para fazer o seu cartão. Pelas informações que obtive parece que funcionou bem. É muito provável que essa prática seja repetida em 2022.

 

No site da Fifa você pode comprar os ingressos para jogos individuais ou então comprar ingressos para acompanhar todos os jogos do Brasil ou de outra seleção, se for o seu caso. No site da Copa existe essa opção. Se o Brasil for vencendo na competição, seus ingressos estarão garantidos. Essa é, disparada, a melhor opção. Ingressos garantidos pelo preço oficial.

Informações oficiais sobre os ingressos estão neste link abaixo:

(tão logo a FIFA divulgue o link, nosso post será atualizado)

 

IMPORTANTE :

Veja abaixo, apenas como referência, os preços cobrados na Copa da Rússia. Podem sofrer modificações. Informaremos quando a FIFA divulgar os novos preços 

 

                          

Preços oficiais (site: fifa.com)

 

Se você tem cacife para bancar o custo, outra opção é comprar um pacote que inclua os ingressos em alguma agência de turismo. Mas, MUITO CUIDADO com essa opção. Opte pelas agências credenciadas pela FIFA. Já vi gente chegar na Copa e a agência dizer que não tinha conseguido os ingressos, mas que iria devolver o dinheiro pago por eles. E aí eu pergunto: de que adianta eles devolverem o dinheiro do ingresso se você foi lá para ver o jogo e não irá vê-lo ? Mesmo que você entre na justiça depois, ganhe o processo e receba algum dinheiro a mais, o Brasil pode ter sido campeão mundial e você estava do lado de fora do estádio.

 

Informaremos, aqui, quando a FIFA divulgar a empresa brasileira credenciada para venda de pacotes de ingressos.

 

IR COM PACOTE DE AGÊNCIA  X  IR POR CONTA PRÓPRIA

 

PACOTE - Se você tem bala, na verdade MUITA BALA, mas MUITA BALA MESMO, para bancar um pacote de uma agência, vale a pena. Toda a preocupação com a logística, ingressos e traslados vai ficar por conta deles e você vai se preocupar apenas em ser feliz. Mas, CUIDADO. É muito importante escolher a agência certa. É bom checar se ela é credenciada oficial da FIFA. Verifique se os ingressos estão incluídos e a garantia que ela vai lhe dar que você terá os ingressos.

Na Rússia os pacotes das agências só incluíam os ingressos se você comprasse os ingressos do tipo HOSPITALITY. São aqueles ingressos no meio do campo com direito a comida e bebida e mais algumas mordomias.

Para você ter uma ideia o preço por pessoa do pacote para a Copa Completa na categoria mais barata considerando que você iria ficar em quarto duplo e incluindo a passagem Brasil - Rússia, comprando tudo na agência, ficou em torno de US$ 35.000,00 (preço calculado em consultas aos sites da FIFA, AGAXTUR e STELLA BARROS e sem incluir alguns impostos que não ficaram muito claros nas explicações. E é em dólar mesmo).

Importante verificar também os locais de hospedagem. Já vi agências colocarem os clientes distantes 150km dos pontos centrais onde fica o clima da Copa. Você vai perder o clima da Copa.

 

Para você dar uma olhada nos pacotes tipo Hospitality.

Brochura FIFA MATCH Hospitality

http://hospitality.fifa.com/docs/default-source/docs-fwc18/match_hospitality_exclusive-launch-brochure_digital_eng.pdf

 

IR POR CONTA PRÓPRIA – Muito mais barato. Você fica livre para ir e voltar na hora que achar melhor e sem ter que ficar atento aos chamados do guia que está dizendo que o ônibus para o hotel, para o restaurante, para o estádio já vai sair. E, ATENÇÃO ! Essa opção ficou muito boa para a Copa do Qatar. Segundo a organização, todas as sedes ficarão a uma distância máxima de 55km, ou seja, o problema de deslocamento entre as sedes que acontece em todas as copas, na próxima será uma moleza pois, além da pouca distância, o governo local está prometendo transporte, tipo metrô, entre todas as sedes.

Outra grande vantagem: todos os visitantes, de todos os países, estarão muito próximos uns dos outros. Um grande facilitador para transformar o evento em uma grande festa. 

 

NÃO CONSEGUI OS INGRESSOS, MAS SE NÃO DER VEJO O JOGO DO LADO DE FORA, NO TELÃO

 

É uma possibilidade. A única coisa que você deve pesar é o dinheiro que você vai gastar para ver os jogos no telão. Vou contar minha experiência em dois jogos com situações diferentes.

 

FRANÇA 98 – Fui para lá sem os ingressos e fui dando um jeito de comprar. Os ingressos estavam ficando caros. Estava gastando mais do que o planejado.

Oitavas de final - Brasil x Chile. Estipulei um teto de 200 dólares para comprar o ingresso já que, se o Brasil vencesse, teria pelo menos mais um jogo para ver e que, provavelmente, seria mais caro. Fiquei na porta do estádio tentando de todas as formas, mas só encontrava por 250 / 300 dólares. Faltando 15 minutos para o início do jogo, desisti e fui para o meu hotel ver pela TV. O Brasil venceu por 4 x 2, vimos o jogo e fomos para a Champs-Élysées comemorar a vitória. Gostaria de ter entrado, mas até que não foi tão ruim assim, não é   mesmo ? Dá uma olhada na foto abaixo.

 

 França 98 - Roda de samba na Champs-Élysées depois da vitória sobre o Chile. INESQUECÍVEL

 

 Final – Brasil x França. O ingresso mais caro no mercado paralelo em uma Copa do Mundo é uma final com o dono da casa contra o Brasil. Pois, para meu desespero, foi exatamente o que aconteceu. Na véspera do jogo, na Champs-Élysées, vi gente vendendo ingresso por 2500 dólares. Obviamente não comprei esperando o preço diminuir mais próximo da hora do jogo. Estávamos eu, meu pai e meu filho. Todos precisando de ingresso. Cheguei ao estádio faltando umas 5 horas para o jogo começar. Ingressos sendo vendidos por 1800 / 2000 dólares. E o pior. Gente comprando. A polícia de olho e, de vez em quando, pegava um cambista. Faltando uma hora para o jogo começar um casal de colombianos, vendo que eu estava precisando de ingressos, chegou perto e me ofereceu dois ingressos. Estavam sobrando e queriam brasileiros ao lado deles, pois iriam torcer para o Brasil. 1000 dólares, cada. Compramos os dois. Faltava um. Fiquei por ali tentando. Não consegui. O último ingresso que vi foi vendido por 1500 dólares 15 minutos antes do jogo começar. Meu pai e meu filho entraram e eu fiquei de fora. Os locais com telão, a essa altura, já estavam fechados, entupidos de gente. Perto do estádio, na rua, havia um monte de barracas vendendo souvenirs, tipo camelódromo. Uma delas tinha uma televisão de 14 polegadas. Pois foi ali, rodeado de franceses, que vi o jogo. Experiência desesperadora. Só pensava no Brasil campeão, dando a volta olímpica e eu do lado de fora. Mesmo agora, já sabendo do resultado, preferia ter pago os mesmos 1000 dólares para ter visto o jogo. Não desejo para ninguém que goste de futebol, estar do lado de fora com o Brasil disputando uma final de Copa do Mundo a 500 metros de distância.

Portanto, avalie muito bem o que significará para você ficar de fora. Hoje, eu não iria sem a garantia de ter os ingressos. Se você ainda não viu nenhuma copa do mundo, de repente vale a pena correr o risco.

 

VOU E JÁ TENHO OS INGRESSOS

 

Agora que você já decidiu ir e já sabe como resolver o problema dos ingressos, vamos abordar outros assuntos que merecem uma atenção.

 

COPA INTEIRA  X  SÓ PRIMEIRA FASE  X  SÓ FASES FINAIS

 

Esse é um dos maiores dilemas de quem vai mas não tem dinheiro para ver a copa inteira. Decisão difícil e vou tentar ajudar.

 

COPA INTEIRA sempre vai ser a melhor opção. Economize onde der, fique em hostel em vez de hotel, coma sanduíche em vez de almoçar e jantar, faça compras no supermercado e faça seus lanches no hostel. Procure se hospedar fora das cidades principais em lugares que tenham bom transporte para os locais da festa.

 

SÓ A PRIMEIRA FASE – a grande vantagem é que você vai ter a garantia de ver os 3 jogos da primeira fase e participar da farra por uns 15 dias. O Brasil deve passar de fase e você não deve sair chateado dos jogos. O grande problema: vai que o Brasil é campeão do mundo e você não está mais lá. A TV vai mostrar o samba comendo solto naqueles lugares que você conheceu e você vai estar aqui vendo, pela TV, alguns amigos e amigas que você fez lá. Complicado, né ?

 

SÓ AS FASES FINAIS – A grande vantagem é ter a garantia que, caso o Brasil seja campeão do mundo, você estará lá para ver. Vai pegar o filé mignon da festa e os jogos mais importantes e mais emocionantes. Uma grande desvantagem é o risco de você chegar lá e dias depois o Brasil perder e ser eliminado. Seu cartão de crédito carregado de contas e você só curtiu dois dias da festa. Vi isso acontecer na Itália. Um grupo chegou na véspera do jogo contra a Argentina. Todos animadíssimos. O Brasil perdeu no dia seguinte e a Copa acabou pra eles em dois dias. Mas pode ser ainda pior. Já imaginou você aqui no Brasil vendo o time jogando a primeira fase e tendo que ganhar o último jogo para se classificar ? Já imaginou o seu estresse ? E se o Brasil cair na primeira fase ? Já vai viajar sabendo que não vai ver o Brasil na Copa. Não desejo isso para ninguém.

 

O QUE EU FARIA - Tendo que optar, eu iria SÓ NA PRIMEIRA FASE. Garantiria a farra durante 15 dias e, mesmo que o Brasil viesse a ser campeão do mundo não seria de todo ruim comemorar aqui no Brasil, não é mesmo ? ...... Mas levaria o cartão de crédito no bolso. Vai que aparece um jeito de esticar a viagem. Uma hospedagem grátis com alimentação na casa de uma família local. Ou você arranja algum jeito de arrumar um trocado extra....

 

Calma que você já está quase no Qatar. Mas tem mais.

 

IR SOZINHO  X  IR ACOMPANHADO  X  IR EM GRUPO

 

É claro que é um assunto muito pessoal, mas só para fazer você pensar:

 

SOZINHO – Eu acho ruim. É bom ter alguém para compartilhar os momentos e, principalmente, para o caso de alguma emergência. E, é claro, para dividir algumas despesas. Mais gente significa a possibilidade de otimizar algumas despesas.

 

CASAL - Estou assumindo que um gosta de futebol e o outro quer mais é conhecer o Qatar, porque se os dois gostarem de futebol aí não existe dúvida. Tudo vai depender das concessões que vocês estarão dispostos a fazer. Como existe um bom intervalo entre um jogo e outro, a Copa permite algumas atividades extras nos intervalos. Use esses intervalos para acertar a agenda extra futebol. Nas vezes em que fui, fiz alguns passeios para aproveitar a viagem, mas não deixei de ver tudo que eu quis da Copa. Mesmo não sendo algum jogo do Brasil, vale a pena também dar um pulo no estádio no dia de algum jogo na cidade em que você estiver. O astral próximo aos estádios é muito legal.

 França 98 - Treino da seleção em Ozoir-La-Ferrière

O principal é vocês combinarem tudo antes da viagem. Vale, até mesmo, cada um fazer o seu programa em alguns momentos se os interesses forem diferentes em algum dia.

 

GRUPO – É a melhor opção. Mas que pode se tornar a pior. Viajar com um grupo é diversão ao quadrado e ainda fica mais barato. Mas a pior coisa que pode acontecer é tentar fazer programas em conjunto durante todo o tempo. Não vai funcionar. Um quer acordar mais cedo, outro quer comer só um sanduíche rápido, outro quer visitar o museu. Deixe bem claro para todos que a viagem é em grupo, mas os interesses são individuais. Eu, viajando com a família, rolou estresse. Já viajando com um casal em que o marido era botafoguense roxo e a esposa, na época, mal sabia quem era o Zagallo, não tive qualquer problema porque combinamos tudo antes. O caminho é definir o esquema da viagem enquanto todos são amigos.

 

PRONTO, AGORA VOCÊ ESTÁ QUASE NO QATAR

 

O pior já passou. É hora de programar a bagunça, os passeios e os locais das comemorações após as vitórias. Se tudo correr bem, Neymar, Phillipe Coutinho e o "menino" Jesus estarão do seu lado. Pra garantir leve o seu santinho de fé também. É hora de ser feliz, sem qualquer remorso ou preocupação.

 

TABELA DA COPA COM LOCAIS - para você organizar a sua agenda e os passeios extra futebol nos intervalos

Assim que for liberada, colocaremos a tabela.

 

SITE OFICIAL DA COPA COM DICAS PARA QUEM VAI

FAN GUIDE - Assim que for liberado será incluído aqui

 

CUSTOS (valores estimados em agosto/2017)

 

  PACOTE COM HOTEL PACOTE COM HOSTEL
     
AVIÃO US$ 1.550,00 (1) US$ 1.550,00 (1)
     
HOSPEDAGEM US$ 2.200,00 (2) US$ 700,00 (3)
     
INGRESSOS US$ 1.345,00 (4) US$ 1.345,00 (4)
     
PASSAGENS INTERNAS PARA OS JOGOS US$ 650,00 (5) US$ 650,00 (5)
   Atualização após sorteio dos grupos - clique AQUI    
METRÔ US$ 80,00 US$ 80,00                            
     
ALIMENTAÇÃO US$ 1.500,00 (6) US$ 1.500,00 (6)
     
SEGURO VIAGEM US$ 180,00 (7) US$ 180,00 (7)
     
TOTAL US$ 7505,00 US$ 6.005,00

 

(1) cotação feita no site kayak.com

(2) estimativa de preço para 1 pessoa considerando-se quarto duplo

(3) estimativa de preço para 1 pessoa considerando-se quarto não exclusivo com banheiro compartilhado

(4) ingressos categoria 3 (normalmente atrás do gol) para 7 jogos - 3 da 1a fase + oitavas + quartas + semi + final considerando que você vai conseguir comprar estes ingressos no site da FIFA.

(5) estimativa de preço médio para passagens de avião entre as sedes onde os jogos serão realizados. (feitas no site kayak.com) . Vale lembrar que neste item apenas após o sorteio dos grupos saberemos as viagens exatas que terão que ser feitas e que a classificação da seleção na primeira fase irá definir as cidades dos próximos jogos.

(6) estimativa de um valor médio de US$ 50,00 por dia que utilizo em todas as viagens que faço e costuma dar certo. Aqui o mais importante é você definir um orçamento dentro das suas possibilidades e seguir o objetivo fazendo economias em supermercados, por exemplo, ou lanches.

(7) cotação feita no site da empresa Mondial Travel para uma viagem de 30 dias. Dependendo do seu cartão de crédito, caso você pague a passagem de avião integralmente com o cartão de crédito, o seguro sai sem custo para você. Você deverá fazer o pedido do seu seguro no site do seu cartão de crédito.

 

 

VISTO

Não há necessidade de visto caso você fique menos de 90 dias na Rússia. Especial atenção para a data de validade do seu passaporte. Ele tem que ser válido por pelo menos 6 meses no dia da sua entrada no país.

 

CLIMA

A previsão é que a temperatura na Rússia durante a Copa do Mundo fique entre 15° e 20°.

 

MOEDA

A moeda oficial da Rússia é o RUBLO. Eles não aceitam dólar ou euro.

Apenas como referência use o site abaixo para ver a cotação do rublo perante as outras moedas

http://www4.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp

 

POSTS RELACIONADOS

Match Day na NFL - Dolphins x New England

Tour no Estádio WEMBLEY

Australian Open - Ótima opção entre os Grand Slams