Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

AGRITURISMO - Hospedagem na Toscana

 

 

O hotel em que ficamos. Nosso quarto ficava nessa casa que está logo na frente.  Essa foto não foi tirada por mim, mas retrata tão bem a localização do hotel que resolvi colocá-la. Foto do Google Maps.

 

Em nossa viagem pela Itália, já relatada no post ITÁLIA - Veneza, Cinque Terre, Toscana e Roma,  optamos por adotar um tipo de hospedagem diferente para visitar a região da Toscana.

 

Muito comum na Itália e ganhando muitos adeptos também entre os turistas estrangeiros o AGRITURISMO é um tipo de hospedagem onde você fica em castelos, fazendas ou casas fora das cidades principais e tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia de uma família italiana que vive no campo, comer produtos plantados ali mesmo e, o que é melhor, muitas vezes ouvir histórias vividas pelos antepassados das pessoas que estão contando a história para você.

 

Nossa experiência foi no HOTEL LE PIETRE VIVE (site: lepietrevive.it)

 

 

Na verdade, esse hotel é a casa onde mora, com sua família, o dono de um outro hotel da região, chamado Quatro Torra. A casa possui um único quarto para hóspedes que é muito mais do que um quarto. É um apartamento com dois ambientes, com uma cozinha superequipada que tem, ainda, talheres, pratos e alguns mantimentos. E não se preocupe, se você quiser se conectar tem wi-fi também. Não é lá essas coisas, mas dá para o gasto e pode ser que tenha melhorado.

 

 

Essa é a vista que tínhamos do nosso quarto. É um campo bem grande que fica na frente do hotel. Descobrimos que nesse local, em 1260, aconteceu a Batalha de Montaperti, entre Siena e Florença e que deu a independência à cidade de Siena. Foi uma batalha importantíssima para a história da Itália e cada exército lutou com cerca de 20.000 guerreiros. Olhando para o campo foi possível imaginar as cenas da batalha com os guerreiros com suas espadas e escudos lutando uns contra os outros, como já vimos algumas vezes nos filmes.

 

 

 

 

A sala de refeições. No jantar (um pouco caro, mas que valeu cada euro gasto) tivemos a oportunidade de experimentar uma refeição no estilo italiano, com entradas, prato principal, vinho e alguns petiscos e sobremesas bem diferentes. E os produtos utilizados são da própria região. Os moradores trocam produtos entre si e até vinhos são produzidos ali também. Muito legal.

 

O atendimento foi o ponto alto da hospedagem. Um espetáculo. Eles fizeram de tudo para nos agradar e acabamos nos sentindo quase um membro da família. Essa senhora da foto (extraída do site do hotel) é a vovó Luciana (a Nonna Ciana, como a chamam por lá). Ela transformava o café da manhã, que era até bem simples, em um momento superespecial.

Sentava à mesa conosco e conversava sobre vários assuntos mas, principalmente, sobre os costumes e a história da Itália. O mais interessante é que ela falava em italiano e nós em inglês, espanhol e português e deu tudo certo. Uma experiência e tanto que deixou saudades, apesar de termos ficado lá por, apenas, três dias.

 

 

 

 

COOKING CLASS

 

O hotel ainda oferece uma cooking class onde se pode aprender os segredos da culinária italiana com a Nonna Ciana. Nós não fizemos porque não deu tempo mas, pelas avaliações que vimos no tripadvisor (clique aqui para ver), é excelente.

   

LOCALIZAÇÂO

 

Para quem quer conhecer a Toscana de carro a localização é excelente. Caso você queira contratar algum tour, acredito que eles peguem você lá, pois ele não é muito afastado. O hotel fica a 10km de Siena e é bem central para você fazer alguns roteiros de carro. Veja no post ITÁLIA - Veneza, Cinque Terre, Toscana e Roma os roteiros que fizemos a partir do hotel.

 

PREÇO

 

 Em 2013, quando estivemos lá, a diária foi de € 100.00 para 3 pessoas. Checando no booking.com, o preço atual está na faixa de € 120.00 mas, certamente, varia em função do período em que você for.

 

OUTRAS OPÇÕES

 

Para consultar outros hotéis que adotam o estilo AGRITURISMO na Itália, consulte o site AGRITURISMO.IT

 

Se você está em dúvida se vai gostar, reserve um hotel para uma experiência e, nas outras cidades, utilize os hotéis tradicionais. Eu acho que você vai querer outras experiências, pois já li várias avaliações muito positivas sobre este modelo de hospedagem.

 

Deixe abaixo o seu comentário.

 

POSTS RELACIONADOS

 

Portugal com Sevilha 

ITÁLIA - Veneza, Cinqueterre, Toscana e Roma 

Londres, Paris, Brugges e Amsterdam 

Réveillon na Disney