Viagem feita em outubro de 2017 – Os preços informados são da época da viagem.

A viagem para o Deserto do Atacama faz parte daquelas que ficam na mente das pessoas que a fazem para o resto da vida.

As imagens são muito impactantes . Fiz 5 passeios que gostei muito e 1 que não me agradou, apesar de ser muito elogiado em vários outros locais.

A viagem está dividida em 6 posts:

  • Este que você está lendo onde falo sobre aspectos gerais, a preparação para os passeios e as empresas que contratei para cada um deles.
  • 5 posts onde falo sobre cada passeio em detalhes.

Recomendo que você leia, primeiro, este post e depois veja os posts dos passeios que interessam a você.

1. VALLE DE LA LUNA

2. LAGUNA CEJAR – OJOS DEL SALAR – LAGUNA TEBENQUICHE

3. PIEDRAS ROJAS – LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

4. SALAR DE TARA

5. GEYSERS DEL TATIO E TOUR ASTRONÔMICO

 

A PREPARAÇÃO PARA OS PASSEIOS

 

Logo após o check-in no seu hotel ou hostel, recomendamos uma ida ao centro para fechar os passeios. Isso vai determinar todos os seus programas dali pra frente.

Algumas pessoas optam por fazer dois passeios por dia. É viável, pois tem passeios no turno da manhã e outros no turno da tarde, assim como passeios que duram o dia todo. Optei por fazer um por dia, já que eu tinha tempo suficiente para fazer tudo que eu queria.

E acho que foi uma boa decisão, pois ficaria um pouco corrido e cansativo. Mas pra quem está com o tempo curto, acho uma boa opção.

IMPORTANTE: San Pedro do Atacama fica a 2400m de altitude. É aconselhável que nos primeiros dias sejam tomados alguns cuidados, como tomar chá de coca, ou até mesmo mascar as folhas, beber bastante água,  etc.

Aconselho começar pelos passeios de altitude mais baixa.

O primeiro passeio de quase todo mundo é o Valle de la Luna, que fica a 7km da cidade, ou seja, na mesma altitude, e quase não exige esforço físico.

Uma menina que fez este passeio comigo disse que havia feito o passeio dos Geysers pela manhã, que é um dos mais altos, com mais de 4.000m. Resultado, desmaiou.

Mas calma, ela fez tudo que não deveria ter feito. Começou por um dos passeios de maior altitude sem se aclimatar e ainda deu uma corridinha pra chegar até o grupo dela, que estava mais à frente. Tudo pra dar errado, né ?

San Pedro do Atacama - Calle Caracoles

A Calle Caracoles (acima), a principal da cidade, possui as agências para você contratar os passeios.

GEYSERS DEL TATIO, LAGUNA CEJAR e VALLE DE LA LUNA

Fechamos estes três com a GRADO 10

É uma das agências mais recomendadas pelos brasileiros. Aliás, lá tem tanto brasileiro que os chilenos costumam dizer que o nome da cidade é São Paulo do Atacama.

Nossa experiência com a Grado 10 foi muito boa.

É bem organizada, os guias são ótimos e o diferencial é que os passeios são feitos numa espécie de caminhão, já que as outras agências fazem passeios em vans.

Considerando que os terrenos são acidentados em muitos pontos, isso é um diferencial importante, pois dá mais conforto no trajeto.

Link para o site da GRADO 10

Atacama - Caminhão Grado 10

Outra coisa legal é que o guia abre a janela da frente do caminhão, atrás da cabine, pra subirmos no teto e batermos algumas fotos. Quando o caminhão está parado, é claro. Recomendo. 

PEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

Preço Ayllu – CLP 95.000 (tour) + CLP 3.000 (ingressos)

Fechei o passeio com a AYLLU. É uma agência de brasileiros e apenas os guias são chilenos.

Como este passeio levava o dia inteiro e é mais longo, optei por fazer com esta agência, que é bem recomendada, e também por conta da qualidade das refeições.

Link para o site da AYLLU

Atacama - Café da manhã em Piedras Rojas

O café da manhã é servido em Piedras Rojas e o almoço na própria agência, já na cidade de San Pedro.

Quanto ao preço, é mais ou menos o dobro das outras agências. Eu preferi gastar um pouco mais, e não me arrependo.

Atacama - Problema na viagem

A agência é organizada e o guia Claudio foi muito gente boa.

No entanto tivemos um pequeno problema: o pneu do carro furou na volta, faltando mais ou menos 40 minutos para chegar em San Pedro, e o macaco não funcionou. O Claudio teve que chamar outro carro para nos socorrer.

Uma hora e pouco depois o socorro chegou e nos levou até a agência, onde almoçamos.

Se eu tivesse outro passeio na parte da tarde, iria complicar. Mas como não tinha, o atraso nem incomodou tanto.

E o pessoal da agência foi bem rápido e transparente nas informações. Acho que resolveram de forma satisfatória. Problemas acontecem, né. Não tem jeito.

Mas se os meus argumentos não fizerem sentido pra você, existem outras agências mais baratas que fazem este passeio. Inclusive a Grado 10, que é mais barata que a Ayllu.

SALAR DE TARA

Preços Flaviabia Expediciones – CLP 93.000 (não tem ingresso)

Fizemos este tour com a FLAVIABIA EXPEDICIONES, outra agência de brasileiros. Os valores são, aproximadamente, o dobro das outras agências menores e/ou chilenas, mas pelas mesmas razões pelas quais escolhi a Ayllu pra fazer Lagunas Altiplânicas, entendi ser uma boa opção escolher uma agência mais recomendada.

E a escolha foi acertadíssima. Foi O MELHOR SERVIÇO da viagem. O motorista Vitor e o guia Genaro, dois irmãos chilenos, foram excelentes. Agradáveis, educados, animados e simpáticos, na medida certa.

O café da manhã foi logo na primeira parada, em frente ao vulcão Licancabur. Aliás, foi o melhor café da viagem. tinha frutas, croissants, pães, leite, café, chá, achocolatado e muito mais.

Link para o site da FLAVIABIA EXPEDICIONES

TOUR ASTRONÔMICO

Preço Space – CLP 20.000 (não tem ingresso)

O site da agência já mencionava que em 2018 o preço seria de CLP 25.000. É bom rever.

Meu último passeio no Atacama foi o Tour Astronômico. Fechamos com a agência SPACE. Apesar do recepcionista da agência ter sido bem debochado, resolvi relevar, afinal estava de férias, né. Não ia me estressar por pouca coisa. A Space é uma das mais recomendadas e então fechei com eles.

Link para o site da SPACE

 RESUMINDO

 

Em resumo, posso dizer que o Deserto do Atacama foi um dos lugares mais incríveis que já conheci. Paisagens impressionantes e natureza em seu estado bruto. Eu, que gosto de contemplar os lugares e fotografar, me senti no paraíso.

Voltei de lá bem impressionado e tentando convencer todo mundo a ir também. A estrutura é muito boa.

Agências com bom serviço, bons restaurantes, estradas bem cuidadas e atrações com estrutura para o turista.

Isso tira um pouco o ar selvagem do lugar.

A cidade de San Pedro, por exemplo, é feita para o turista. Não podemos dizer que vimos uma típica cidade chilena. Mas por outro lado dá conforto e segurança ao viajante.

Depois do Atacama, dei uma esticada até o Salar de Uyuni, na Bolívia. Sabe aquele papo de “é um perrengue danado, mas vale a pena” ? É a melhor definição para o Salar. Mas falaremos sobre isso noutro post… Espero que meus relatos tenham ajudado.

Veja, em breve, na aba ROTEIROS COMPLETOS nosso roteiro da viagem ao Deserto do Atacama e Salar de Uyuni, com informações sobre passagens e hospedagens.

Atacama - Lua cheia

Pra terminar acho que essa foto fica boa, concorda ?