A VIAGEM RIO – PARATY
Saímos do Rio de Janeiro, de carro, pela Transolímpica. Fomos até o fim e, depois, pegamos a Avenida Brasil até ela se juntar à Rio-Santos, seguindo direto até Paraty.
Fizemos uma parada na PARADA COSTA VERDE ( marca verde no mapa acima ). É onde param os ônibus de carreira que fazem o trajeto Rio – Paraty. É um bom local. Foi possível fazer um bom lanche com preços justos. Um detalhe a ser observado é que não encontramos bons pontos de parada nesse trajeto, nem em nossas pesquisas, nem observando durante a viagem.
Como já é sabido há muito tempo, a qualidade dessa estrada não é das melhores. Pista dupla durante todo o tempo e asfalto bem castigado em vários trechos. Melhora um pouco depois de Angra.
A VIAGEM DE VOLTA E OS BLOQUEIOS NAS ESTRADAS
Vocês devem se lembrar do temporal que castigou Angra e Paraty nos dias 31/03 e 01/04/2022. Pois é. Foi exatamente nos dias em que estávamos na cidade.
VOLTO E RECOMENDO
VOLTO
VOLTO, SE NÃO TIVER OUTRO
NÃO VOLTO
NÃO RECOMENDO
Choveu demais e durante muito tempo. Dentre outras consequências bem mais graves, uma delas foi que todas as possibilidades de saída de Paraty para o Rio de Janeiro ficaram bloqueadas por deslizamentos de terra.
Existiam quatro possibilidades e é bom conhecê-las para o caso de uma emergência:
1. Voltar pelo mesmo caminho da ida – ir no sentido Angra, até chegar na Avenida Brasil ou Santa Cruz. Havia diversos bloqueios na altura de Angra.
2. Ir no sentido São Paulo até Ubatuba e subir até a Dutra – Havia diversos bloqueios em Ubatuba
3. Pegar a estrada para Cunha até Guaratinguetá, pegando a Dutra até o Rio – essa estrada normalmente já é muito estreita e requer cuidado ao dirigir por ela. Também bloqueada.
4. Pegar a RJ-155, passando por Lídice, pegando a Dutra em Piraí seguindo até o Rio. – Também estava com vários bloqueios devido a deslizamentos de terra.
Nossa viagem de volta, que seria na sexta-feira, só pode ser feita na segunda-feira. Voltamos por Cunha, trajeto que foi liberado primeiro, e assim mesmo com vários trechos com uma pista em PARE E SIGA.
Lavandário de Cunha – Foto panrotas.com.br
O início da estrada, até Cunha, é muito ruim. Muita gente que está em Paraty faz o PASSEIO PARATY – CUNHA PELA ESTRADA REAL. Em Cunha existe um LAVANDÁRIO cuja visita é muito recomendada e concorrida. Acredito que mesmo com tempo normal fazer essa viagem será um passeio onde será exigido um cuidado adicional na estrada.
Depois de Cunha e até a Dutra, a estrada fica muito boa. Continua em pista única, mas com ótimo acostamento, pontos para ultrapassagem com pista dupla e um visual até bem bonito.
HOSPEDAGEM
Paraty é bem servida de hotéis e pousadas. Recomendo fortemente que você fique hospedado no Centro Histórico. É essa área marcada em azul no mapa. Se você puder pagar, já que os hotéis e pousadas nessa área são mais caros, vale a pena. Muita coisa que você vai fazer na cidade está dentro do Centro Histórico. Sair do hotel e já estar ali dentro é muito bom.
Outro aspecto importante para você se hospedar no Centro Histórico, está relacionado com a segurança. Mas abordei este assunto no post PARATY – CENTRO HISTÓRICO.
Nós ficamos hospedados na POUSADA DO CAIS. Gostamos bastante.
Não fica no coração do Centro Histórico, mas está na fronteira. Bem limpo, confortável, um bom café da manhã, quarto com bom tamanho ( ficamos no QUARTO DELUXE E VISTA DO MAR ) e um atendimento excelente. Todos os funcionários foram bastante atenciosos.
Se você puder escolher um quarto superior, aquele da varandinha na foto, vai ter que subir uma escada, mas deve ser melhor. O nosso era nessa janela que está aberta no térreo. Bom também.
Vista do nosso quarto. É boa, mas algum prefeito pisou na bola ao colocar esses pitocos de estacionamento ali. Isso não se faz, prefeito. Atrapalhou a vista.
Tem estacionamento. É dentro de uma casa que fica afastada cerca de 5 minutos de uma caminhada da pousada até lá. Isso não foi um problema.
O quarto tem frigobar abastecido com água e refrigerantes por um preço justo. Mas o ponto contra é que não tem serviço de copa. Como pegamos dias de muita chuva, por duas vezes tivemos que apelar para uma entrega de refeição na pousada.
Como tivemos a emergência da chuva e tivemos que ficar hospedados mais três dias do que o previsto, eles nos deram um desconto nessas diárias. A iniciativa foi deles e gostamos muito da medida, pois foi uma forma de diminuir o rombo no nosso orçamento.
RESTAURANTES
Em qualquer horário, escolher um restaurante, um bar, um café ou até mesmo as carrocinhas de doces que ficam nas ruas é das melhores coisas a se fazer em Paraty.
Conhecer praias, cachoeiras, alambiques, igrejas … é muito bom. Mas, como dissemos no post PARATY – O CENTRO HISTÓRICO, nada em Paraty é melhor do que sentir Paraty. E nada melhor do que fazer isso tomando um drinque jogando conversa fora ou apenas vendo o movimento da cidade.
Vou listar abaixo os restaurantes que conhecemos e o que achamos de cada um deles, apesar de saber que gosto para restaurante é sempre muito pessoal.
Não vou comentar sobre o preço, pois em nenhum deles achamos o preço caro. A conta ficava sempre na faixa de R$ 100.00 a R$ 130.00 para duas pessoas. Algumas vezes com um drinque, em outras com sobremesa.
MARGARIDA CAFÉ – Muito bom. Música ao vivo, comida muito boa.
GATO NO MURO – Pizzaria. Aqui temos uma divergência. Eu achei bom. A Eline, nossa avaliadora titular, não gostou muito.
VITTORIO TRATTORIA – Massas. Muito bom. Fomos lá duas vezes.
CAFÉ PINGADO – Excelente. Muito bem decorado. Atendimento ótimo e comida boa. A banana flambada com sorvete é para repetir … em outro dia porque no mesmo não dá. Ficou sendo o nosso ponto para o café e para um lanche mais rápido. E ainda levamos uns sanduíches de lá para o quarto da pousada.
ARTE E SABOR – Pizza muito boa. Nhoque e lasanha são feitas com massa feita na casa. Muito bom. Fomos duas vezes lá também.
GININHA RESTAURANTE – Foi o primeiro restaurante que fomos, assim que chegamos em Paraty. Comida estava boa. Em um dia de chuva, como ele ficava perto do hotel, pedimos uma entrega na Pousada. Não estava tão bom quanto na primeira experiência. Mas temos que ressaltar o atendimento da Beth que foi excelente.
RESTAURANTE DO HILTINHO – Muito bom. Comida farta e boa. Dividimos um prato de peixe e ainda sobrou comida.
BOTECO DA MATRIZ – A comida estava muito boa, mas aconteceu algo engraçado neste dia. Eu não estava com muita fome e pedi um prato infantil com iscas de frango e batata frita e pedi para não colocarem arroz e feijão. Acho que o pessoal não gostou muito, pois o prato veio com 6 iscas de frango e 10 batatas fritas, daquelas tipo palito. E não é força de expressão não, eu contei. Mas valeu e saí satisfeito … com o sabor .
CARROCINHAS DE DOCES – Ao cair da tarde, caminhando pelo Centro Histórico, você vai encontrar essas carrocinhas de doces.
São tradicionais e havia lido muitos elogios a elas. Resolvi experimentar uma queijadinha. Estava boa, mas como estava esperando muito, ficou abaixo da minha expectativa. Mas se eu fosse você, não deixaria passar a chance de experimentar, pois tem uns doces que parecem muito bons.
Outors posts sobre Paraty:
Se você está gostando do nosso site, siga nossas redes sociais.