Viagem feita em outubro de 2017 – Os preços informados são da época da viagem.
A viagem para o Deserto do Atacama faz parte daquelas que ficam na mente das pessoas que a fazem para o resto da vida.
As imagens são muito impactantes . Fiz 5 passeios que gostei muito e 1 que não me agradou, apesar de ser muito elogiado em vários outros locais.
A viagem está dividida em 6 posts:
- Este que você está lendo onde falo sobre aspectos gerais, a preparação para os passeios e as empresas que contratei para cada um deles.
- 5 posts onde falo sobre cada passeio em detalhes.
Recomendo que você leia, primeiro, este post e depois veja os posts dos passeios que interessam a você.
2. LAGUNA CEJAR – OJOS DEL SALAR – LAGUNA TEBENQUICHE
3. PIEDRAS ROJAS – LAGUNAS ALTIPLÂNICAS
5. GEYSERS DEL TATIO E TOUR ASTRONÔMICO
A PREPARAÇÃO PARA OS PASSEIOS
Logo após o check-in no seu hotel ou hostel, recomendamos uma ida ao centro para fechar os passeios. Isso vai determinar todos os seus programas dali pra frente.
Algumas pessoas optam por fazer dois passeios por dia. É viável, pois tem passeios no turno da manhã e outros no turno da tarde, assim como passeios que duram o dia todo. Optei por fazer um por dia, já que eu tinha tempo suficiente para fazer tudo que eu queria.
E acho que foi uma boa decisão, pois ficaria um pouco corrido e cansativo. Mas pra quem está com o tempo curto, acho uma boa opção.
IMPORTANTE: San Pedro do Atacama fica a 2400m de altitude. É aconselhável que nos primeiros dias sejam tomados alguns cuidados, como tomar chá de coca, ou até mesmo mascar as folhas, beber bastante água, etc.
Aconselho começar pelos passeios de altitude mais baixa.
O primeiro passeio de quase todo mundo é o Valle de la Luna, que fica a 7km da cidade, ou seja, na mesma altitude, e quase não exige esforço físico.
Uma menina que fez este passeio comigo disse que havia feito o passeio dos Geysers pela manhã, que é um dos mais altos, com mais de 4.000m. Resultado, desmaiou.
Mas calma, ela fez tudo que não deveria ter feito. Começou por um dos passeios de maior altitude sem se aclimatar e ainda deu uma corridinha pra chegar até o grupo dela, que estava mais à frente. Tudo pra dar errado, né ?
VOLTO E RECOMENDO
VOLTO
VOLTO, SE NÃO TIVER OUTRO
NÃO VOLTO
NÃO RECOMENDO
A Calle Caracoles (acima), a principal da cidade, possui as agências para você contratar os passeios.
GEYSERS DEL TATIO, LAGUNA CEJAR e VALLE DE LA LUNA
Fechamos estes três com a GRADO 10
É uma das agências mais recomendadas pelos brasileiros. Aliás, lá tem tanto brasileiro que os chilenos costumam dizer que o nome da cidade é São Paulo do Atacama.
Nossa experiência com a Grado 10 foi muito boa.
É bem organizada, os guias são ótimos e o diferencial é que os passeios são feitos numa espécie de caminhão, já que as outras agências fazem passeios em vans.
Considerando que os terrenos são acidentados em muitos pontos, isso é um diferencial importante, pois dá mais conforto no trajeto.
Link para o site da GRADO 10
Outra coisa legal é que o guia abre a janela da frente do caminhão, atrás da cabine, pra subirmos no teto e batermos algumas fotos. Quando o caminhão está parado, é claro. Recomendo.
PEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLÂNICAS
Preço Ayllu – CLP 95.000 (tour) + CLP 3.000 (ingressos)
Fechei o passeio com a AYLLU. É uma agência de brasileiros e apenas os guias são chilenos.
Como este passeio levava o dia inteiro e é mais longo, optei por fazer com esta agência, que é bem recomendada, e também por conta da qualidade das refeições.
Link para o site da AYLLU
O café da manhã é servido em Piedras Rojas e o almoço na própria agência, já na cidade de San Pedro.
Quanto ao preço, é mais ou menos o dobro das outras agências. Eu preferi gastar um pouco mais, e não me arrependo.
A agência é organizada e o guia Claudio foi muito gente boa.
No entanto tivemos um pequeno problema: o pneu do carro furou na volta, faltando mais ou menos 40 minutos para chegar em San Pedro, e o macaco não funcionou. O Claudio teve que chamar outro carro para nos socorrer.
Uma hora e pouco depois o socorro chegou e nos levou até a agência, onde almoçamos.
Se eu tivesse outro passeio na parte da tarde, iria complicar. Mas como não tinha, o atraso nem incomodou tanto.
E o pessoal da agência foi bem rápido e transparente nas informações. Acho que resolveram de forma satisfatória. Problemas acontecem, né. Não tem jeito.
Mas se os meus argumentos não fizerem sentido pra você, existem outras agências mais baratas que fazem este passeio. Inclusive a Grado 10, que é mais barata que a Ayllu.
SALAR DE TARA
Preços Flaviabia Expediciones – CLP 93.000 (não tem ingresso)
Fizemos este tour com a FLAVIABIA EXPEDICIONES, outra agência de brasileiros. Os valores são, aproximadamente, o dobro das outras agências menores e/ou chilenas, mas pelas mesmas razões pelas quais escolhi a Ayllu pra fazer Lagunas Altiplânicas, entendi ser uma boa opção escolher uma agência mais recomendada.
E a escolha foi acertadíssima. Foi O MELHOR SERVIÇO da viagem. O motorista Vitor e o guia Genaro, dois irmãos chilenos, foram excelentes. Agradáveis, educados, animados e simpáticos, na medida certa.
O café da manhã foi logo na primeira parada, em frente ao vulcão Licancabur. Aliás, foi o melhor café da viagem. tinha frutas, croissants, pães, leite, café, chá, achocolatado e muito mais.
Link para o site da FLAVIABIA EXPEDICIONES
TOUR ASTRONÔMICO
Preço Space – CLP 20.000 (não tem ingresso)
O site da agência já mencionava que em 2018 o preço seria de CLP 25.000. É bom rever.
Meu último passeio no Atacama foi o Tour Astronômico. Fechamos com a agência SPACE. Apesar do recepcionista da agência ter sido bem debochado, resolvi relevar, afinal estava de férias, né. Não ia me estressar por pouca coisa. A Space é uma das mais recomendadas e então fechei com eles.
Link para o site da SPACE
RESUMINDO
Em resumo, posso dizer que o Deserto do Atacama foi um dos lugares mais incríveis que já conheci. Paisagens impressionantes e natureza em seu estado bruto. Eu, que gosto de contemplar os lugares e fotografar, me senti no paraíso.
Voltei de lá bem impressionado e tentando convencer todo mundo a ir também. A estrutura é muito boa.
Agências com bom serviço, bons restaurantes, estradas bem cuidadas e atrações com estrutura para o turista.
Isso tira um pouco o ar selvagem do lugar.
A cidade de San Pedro, por exemplo, é feita para o turista. Não podemos dizer que vimos uma típica cidade chilena. Mas por outro lado dá conforto e segurança ao viajante.
Depois do Atacama, dei uma esticada até o Salar de Uyuni, na Bolívia. Sabe aquele papo de “é um perrengue danado, mas vale a pena” ? É a melhor definição para o Salar. Mas falaremos sobre isso noutro post… Espero que meus relatos tenham ajudado.
Veja, em breve, na aba ROTEIROS COMPLETOS nosso roteiro da viagem ao Deserto do Atacama e Salar de Uyuni, com informações sobre passagens e hospedagens.
Pra terminar acho que essa foto fica boa, concorda ?
Reynaldo e Felipe, simplesmente demais o post e as fotos.
Parabéns pelo trabalho.
Valeu Ricardo.
Depois que você voltar da viagem compartilha aqui conosco o que você achou.
Estamos à disposição para prestar qualquer informação que você precisar.
Vou aproveitar e colocar aqui as informações que você me pediu sobre hotéis pois podem ser úteis para outras pessoas.
HOTEL PAT’TA HOIRI – Bom custo benefício e boa localização. Não tem luxo, mas é bom. Indicação de um amigo que se hospedou lá.
TERRANTAI LODGE – um pouco mais luxuoso e também muito bom. Foi dica de uma pessoa que mora no Chile.
Se possível, tente ficar perto da Calle Caracoles, no centro. É o lugar mais movimentado. Mais afastado do centro as ruas não são muito bem iluminadas. Não vimos problema algum e o local parece bem seguro, mas pode provocar uma sensação de insegurança para você caminhar por ali à noite com a sua família.
Sobre passeios, dependendo do tempo que você for ficar lá, um passeio que o Felipe não fez mas pode ser interessante para dar uma relaxada é na TERMAS DE PURITANA. São piscinas de águas termais.
Grande abraço. Boa viagem.
Olá Reynaldo e Felipe.
Ontem retornamos de nossa viagem ao Atacama. Agradeço muito as dicas aqui do post. Em linhas gerais seguimos suas dicas e fizemos ótimos passeios. Realmente uma das regiões mais bonitas que já visitei…e olha que tivemos a oportunidade de conhecer belos lugares como Amazônia, Grécia, Noruega, Chapada dos Guimarães e por aí vai…
Para quem está visitando o blog, o que posso dizer é: dicas MUITO valiosas. Basta seguir e fará uma grande viagem.
Começamos fazendo a compra das passagens como o Felipe nos indicou. Site brasileiro da LATAM para a a passagem até Santiago e depois Santiago – Calama compramos pelo site Chileno. Valeu muito mais a pena.
Contratamos os passeios junto à GRADO 10 e também com a Flamingo para adequar as datas de acordo com a nossa agenda. Todas as duas agências prestaram um ótimo serviço, ficando o destaque para o caminhão da GRADO 10, cujo dono Luis (e também motorista do caminhão) foi muito receptivo e atencioso. A guia Fernanda foi fantástica. Conhece bem os detalhes da região e também as lendas…
Ressalto a importância de agendar os passeios começando pelos de menor altitude e ir subindo gradualmente com o passar do tempo. Em nossa ida ao Salar de Tara, uma menina passou super mal pois foi o seu primeiro passeio na região. Ou seja, saiu dos 2400 de San Pedro e foi logo aos 4.300. Resultado: perdeu o passeio. Nem saiu da Van.
Concordo com o Felipe de realizar um passeio por dia para não voltar de San Pedro mais cansado do que chegou …. rs. Foi uma ótima dica!
Ficamos hospedado no Vicuña Lodge. Quarto simples, porém confortável com staff bastante atencioso. Por acaso, bem em frente ao Mamatierra. Os 10 minutos de caminhada para chegar na parte badalada da rua Caracoles não chega a incomodar.
Na cidade há muitas bicicletas para alugar e em uma determinada tarde fiz um pedal com um alemão e outro brasileiro que conheci no passeio da manhã. Pedalamos 4,5 horas pelo parque da Caverna do Diabo. Paisagem bem parecida com o Vale da Morte. Apesar de cansativo, foi bastante divertido. Recomendo!
Aproveito para deixar a dica também de dois restaurantes: Picada del Indio e Barros. Ambos ficam na rua Tocopilla – transversal à Caracoles. O primeiro serve um menu (entrada, prato de fundo e sobremesa) bem gostoso a um excelente preço. Já o Barros gostamos tanto que fomos em 3 ocasiões. No primeiro dia por conta de uma dica de nossa guia. No segundo para comemorar o aniversário de um Brazuca que conhecemos em um dos passeios e no último dia com um casal que também conhecemos no passeio. Está mais para um bar do que restaurante, já que há musica ao vivo e público jovem. Os pratos são super bem servidos e os preços bem em conta. Destaque para o Lomo a lo Pobre. Ali comemos, bebemos, cantamos e dançamos. Ótimo!
Também fica a dica do Transfer PAMPA. Utilizamos essa empresa para fazer o trecho entre Calama e San Pedro (ida e volta). Van novinhas com carregador USB para cada 2 assentos da VAN. Realmente muito bom.
Fizemos todos os passeios listados por vocês e achamos todos muito legais. Não consigo nem colocar em ordem de preferência, pois cada um possui o seu diferencial. Quem for para o Atacama, tem que fazer TODOS!!!! E não deixem de fazer também o Tour Astronômico com a SPACE OB – quem comanda o tour é um Francês que é Astrônomo e dá uma verdadeira aula para os mais leigos, como eu. Valeu muito a pena. Mas atenção, conhecemos um casal que contratou com outra empresa e fez um Tour “Amador”, onde eles montavam um ou dois telescópios para que o grupo fizesse a observação. Não caiam nessa, ou com a SPACE OB ou nada!
Por fim, uma dica para economizar…paguem o hotel em dólares (moeda ou cartão) e não em peso. Assim, você fica livre dos 19% de imposto. Mas a isenção só vale para hotel !!!!! Ah…e se forem fazer câmbio, se possível, façam em Santiago pois a diferença é grande…(188 pesos por real em Santiago x 160 pesos por real em San Pedro).
Reynaldo e Felipe, valeu muito a dica de vocês. Grato!
Caro Ricardo,
Que relato ! Um novo post.
Muito obrigado pelas dicas que você acrescentou. E ficamos satisfeitos por termos ajudado em algumas coisas.
Fala, Ricardo.
Só vi seu relato agora, perdão!!
Que bom que as dicas foram boas e vc pôde curtir um passeio legal. Também fui três vezes ao restaurante Barros.rs Gostei bastante!
E obrigado pelas informações extras que colocou… Se eu soubesse teria economizado um trocado…rs Grande abraço e até a próxima!!
Abs
Felipe