Sempre tivemos vontade de conhecer Aveiro. Aproveitando que estávamos em Guimarães e nosso próximo destino era Lisboa, resolvemos parar em Aveiro para um pernoite e quebrar a viagem mais longa em duas etapas mais curtas.
E a decisão foi muito acertada.
A cidade de Aveiro é famosa pelos seus canais e pelos moliceiros, aqueles barcos que trafegam, na maioria das vezes, carregando turistas pelos canais.
Mas teve uma coisa que gostamos mais do que isso, o astral do local.
Não sei se é sempre assim, pois estivemos em Aveiro em um domingo, mas a cidade estava bastante animada, durante o dia.
VOLTO E RECOMENDO
VOLTO
VOLTO, SE NÃO TIVER OUTRO
NÃO VOLTO
NÃO RECOMENDO
Logo ao chegar fizemos um lanche e já partimos para experimentar o segundo ícone da cidade – os ovos moles de Aveiro. Uma delícia.
Tentamos ir na Oficina do Doce, que fica bem no canal perto de onde saem os moliceiros. É uma galeria e mais ao fundo tem um local onde você consegue ver os doces sendo preparados. Mas o local não estava funcionando. Talvez por ser domingo,
Mas deu para comprar e até levar alguns para o hotel.
É claro que fizemos o passeio de barco. O preço é € 20.00 por pessoa e dura cerca de 45 minutos. Acho que o preço é tabelado, pois onde vimos o preço era o mesmo.
O passeio é interessante, mas se você tiver problema de tempo, acho que dá para dispensá-lo.
Como dizem que Aveiro é a Veneza de Portugal, se for para comparar com o passeio de gôndola, não dá nem pra saída.
O passeio nas gôndolas de Veneza é bem mais legal. Mas, como essa opinião é muito pessoal, já vi muita gente dizendo que gostou muito.
Outra coisa a favor de fazer o passeio em Aveiro é que você vai poder dizer que fez o passeio, coisa que 10 entre 10 turistas fazem, e contribuir com a manutenção de uma das maiores tradições da cidade.
Observe as pinturas dos barcos, pois elas sempre têm um significado. Ou retratam algum monumento ou alguma personalidade.
Depois do passeio fomos caminhar pela cidade.
No quarto domingo de cada mês, com exceção de dezembro por causa do Natal, acontece uma Feira de Antiguidades, ou Feira de Velharias como alguns a chamam.
E estivemos lá exatamente neste domingo do mês de setembro.
A Feira é ótima. Muitas barracas espalhadas pela cidade vendendo tudo que você pode imaginar.
Brinquedos, artigos para casa, enfeites, máquinas fotográficas … Tivemos que nos controlar para não aumentar nossa bagagem que já estava grande.
A arquitetura da cidade é outro ponto a ser observado. Muitas casinhas coloridas e fachadas muito bem cuidadas e bonitas.
A cidade, como um todo, é bem colorida.
PRAIA DO FAROL
Na parte da tarde pegamos o carro e fomos até a Praia do Farol.
Bonita mas só valeu a pena ter ido até lá, porque ela fica no caminho para a Costa Brava – a região daquelas famosas casinhas listradas.
COSTA BRAVA
Costa Brava, sim.
O local nos surpreendeu, pois achamos que iríamos encontrar apenas algumas casinhas em ruas pouco movimentadas. É um local que vale a pena ir até lá.
As casinhas são muito bacanas. E também havia muita gente por lá fazendo o típico programa de um domingo de sol.
Praia, sorvete, gente andando de bicicleta e skate, andando pelo calçadão …
Voltamos para Aveiro a tempo de pegar o final de tarde no canal. Bem bonito.
Durante a noite saímos para jantar e aí encontramos uma cidade totalmente diferente.
A maioria dos turistas havia ido embora e a cidade estava vazia. Alguns restaurantes fechados. Mas demos sorte e acabamos indo a um restaurante muito bom onde comemos um bacalhau delicioso.
Salvo engano o nome deste restaurante é Cafeína dos Arcos.
RESUMO DA NOSSA PASSAGEM POR AVEIRO
A cidade é um barato. Colorida, alegre e bem movimentada.
Costa Brava nos surpreendeu favoravelmente.
Talvez seja uma boa escolha fazer base em outra cidade, ir até Aveiro e voltar para a sua cidade, pois durante a noite Aveiro ficou um pouco morta.
Sempre lembrando que estivemos lá em um domingo, que é dia de descanso para muita gente. Pode ser que durante a semana a noite seja movimentada.
No dia seguinte bem cedo, entregamos o carro na Guerin, que tem uma loja bem perto da estação de trem, e fomos de trem para Lisboa, nossa última parada da viagem.
Este trecho faz parte da viagem SUÍÇA E PORTUGAL – Roteiro de 15 dias
Próximo Destino – LISBOA
Se você está gostando do nosso site, siga nossas redes sociais.