Um dos passeios mais famosos na Suíça é o Jungfraujoch – Topo da Europa. A montanha Jungfrau com seu tamanho e sua neve eterna atrai muita gente.
Antes de qualquer consideração sobre todas as etapas do passeio e explicar porque não fomos até o topo é preciso entender o que é este passeio.
Olhando pelo mapa você pode ver que partindo de Interlaken (embaixo) você pode subir via Lauterbrunnen / Wengen ou via Grindelwald. Os dois caminhos levam até Kleine Scheidegg onde você pega o trem para fazer o trecho até Jungfraujoch.
A maioria das pessoas sobe até Kleine Scheidegg por um lado, vai até o topo da montanha, volta para Kleine Scheidegg e desce para Interlaken pelo outro lado.
A grande vantagem deste passeio é que o bom não se limita ao ponto final da jornada. O caminho até lá tem muitas atrações e é incrivelmente bonito.
Nós não fomos até o topo. Avaliamos bem a possibilidade e decidimos aproveitar exatamente o que existe no caminho.
Compramos uma passagem de ida e volta Interlaken West – Kleine Scheidegg – Preço 88.00 CHF
Com esta passagem poderíamos fazer a viagem parando, saindo e voltando para o trem nos locais que quiséssemos e nos horários que se encaixassem nos nossos passeios.
O ROTEIRO
- Trem Interlaken West – Interlaken Ost – 3 minutos
- Trem Interlaken Ost – Lauterbrunnen – 20 minutos
- Descemos em Lauterbrunnen – caminhada pela cidade.
- Fomos até TRUMMELBACH FALLS
- Trem Lauterbrunnen – Wengen – 17 minutos
- Descemos em Wengen – caminhada pela cidade
- Almoço em Wengen
- Trem Wengen – Kleine Scheidegg – 25 minutos
- Descemos em Kleine Scheidegg – Caminhada perto da estação
- Trem Kleine Scheidegg – Grindelwald – 40 minutos
- Descemos em Grindelwald – caminhada perto da estação.
- Trem Grindelwald – Interlaken Ost – 34 minutos
- Trem Interlaken Ost – Interlaken West – 3 minutos
VOLTO E RECOMENDO
VOLTO
VOLTO, SE NÃO TIVER OUTRO
NÃO VOLTO
NÃO RECOMENDO
POR QUE NÃO FIZEMOS O PASSEIO ATÉ JUNGFRAUJOCH ?
- O preço. Para ir até o topo teríamos que pagar 216.80 CHF (ida e volta). Indo só até Kleine Scheidegg pagamos 88.80 CHF (ida e volta)
- A parte da viagem que é mais bonita é até Kleine Scheidegg. O resto da viagem, de Kleine Scheidegg até Jungfraujoch, dura 35 minutos e a maior parte é dentro de túneis. Pelo que lemos, o trem para em dois momentos para os passageiros tirarem fotos perto dos morros com neve.
- Jungfraujoch fica 3454 metros acima do nível do mar. Algumas pessoas sentem os efeitos da altitude. Optamos por não correr este risco.
- Muitas vezes o topo da montanha fica coberto por nuvens. Algumas vezes não se consegue ter uma vista legal do local.
- Ter a sensação de ver neve e poder tocá-la é uma experiência fantástica para quem vive em um país tropical como o Brasil, mas não seria uma experiência nova para nós pois já a tivemos em outro local.
- Ver de perto e poder caminhar pelas pequenas cidades alpinas da Suíça era uma experiência que nos encantava mais do que ver a neve de perto.
- Achamos que ver de perto o Jungfrau já seria uma experiência muito legal e isso poderia ser conseguido a partir de Kleine Scheidegg, sem a necessidade de termos que ir ao topo da montanha.
Juntando tudo isso optamos por ir apenas até Kleine Scheidegg.
Este roteiro é o melhor ? De forma alguma. Ele foi a melhor opção considerando nossas expectativas para o passeio. Certamente perdemos algumas experiências interessantes e muito provavelmente a ida ao topo da montanha também nos traria outras belas experiências. Mas não nos arrependemos. O passeio foi fantástico e mais abaixo contamos nossa experiência com mais detalhes.
Estamos apenas listando os fatores que nortearam nossa decisão para que você os avalie segundo suas expectativas e veja se vale a pena fazer o mesmo, se vale a pena ir até o topo ou criar uma terceira opção.
O QUE EU FARIA DIFERENTE
Quando chegamos em Grindelwald já estávamos bem cansados das outras caminhadas, o tempo estava quente e acabamos não explorando o local como deveríamos.
Tentaria acrescentar mais um dia em Interlaken para dividir este roteiro em dois dias. Antes da viagem recebi essa dica, mas sabe como é, né ? Algumas coisas precisamos viver a experiência para aprender.
No primeiro dia faríamos paradas em Lauterbrunnen, Wengen e Kleine Scheidegg. Na volta, voltaríamos via Grindelwald, mas direto de Kleine Scheidegg para Interlaken.
No segundo dia iríamos apenas para Grindelwald, passaríamos o dia lá e voltaríamos para Interlaken. Assim poderíamos explorar mais a cidade e ir até Grindelwald First, uma montanha que parece oferecer vistas e passeios bem bonitos. Ir até o Lago Bachalpsee também foi um passeio que eu gostaria de ter feito e não deu tempo. Poderia incluí-lo neste segundo dia.
Se você quiser conhecer um pouco mais da experiência sobre a ida ao Jungfraujoch recomendo este link ( mejogueinomeundo.com – Jungfraujoch ) onde a Monique conta a experiência dela.
E mesmo com a pergunta título já respondida, siga nosso post para ver o que existe no caminho. É sensacional !
Vamos aos detalhes de cada passeio.
LAUTERBRUNNEN – Alt 802 m
Saímos da estação de trem e fizemos uma caminhada pela cidade que é bem bacaninha com alguns trechos daqueles que você vê nos cartões postais da Suíça. Vale a caminhada.
Andando cerca de 15 minutos você já vai avistar a primeira cachoeira. Dá para chegar na base dela e subir por um caminho bem íngreme. Subindo por este caminho você vai passar por um túnel e vai chegar ao lado da queda d’água, bem lá no alto.
A subida é puxada. O início é esse caminho na foto.
Sabe aquela frase clichê que nós blogueiros gostamos de usar: “paisagem de tirar o fôlego”. Pois é, acho que ela foi criada aqui, depois que o cidadão chegou lá em cima.
Também vale a pena caminhar pela parte baixa da cidade.
TRUMMELBACH
Cataratas de Trummelbach é um conjunto de 10 cachoeiras que caem por dentro das rochas.
Para vê-las você precisa comprar um ingresso ( 11.00 CHF ), lá mesmo na entrada.
Um elevador leva você ao topo e, de lá, você vem descendo por caminhos, escadas e passagens entre as cachoeiras. O barulho das quedas d’água é impressionante.
IMPORTANTE: Leve casaco e roupa impermeável, pois não bate sol no caminho pelo interior das montanhas e a água respinga por onde você vai passar. Calçado apropriado para não derrapar é interessante.
O complexo não funciona durante os 365 dias do ano. Normalmente abre de abril a novembro. É bom confirmar no site oficial se vai estar aberto no período da sua viagem. É bom checar também os horários.
Para chegar ao local, você pode ir caminhando da estação de trem até lá. São cerca de 3.5 km em uma caminhada de aproximadamente 50 minutos. Ou então pegar um ônibus que sai ao lado da estação e para em alguns pontos na cidade também.
O intervalo dos ônibus, salvo engano, é de 30 minutos.
Nós pegamos esse ônibus e a foto mostra o ponto perto de Trummelbach
Depois de passarmos cerca de 2 horas em Lauterbrunnen pegamos o trem para Wengen.
O trem é esse verde e amarelo bem bacaninha e faz um belo contraste para as fotos. Aliás, prepare a máquina assim que o trem sair.
Dá uma olhada nesse visual !
Se for possível comece o percurso do lado direito do trem e logo depois passe para o lado esquerdo. A vista é sensacional.
E uma boa notícia. A janela do trem abre uma parte. Portanto, dá para tirar fotos sem se preocupar com o reflexo do vidro.
WENGEN – Alt 1274 m
É uma vila bem pequena com cerca de 1.500 habitantes.
Costuma ser muito frequentada no inverno por ter ótima localização para quem gosta de esquiar.
A primeira foto fui eu que tirei. A segunda é do site skiwengen.ch.
Trata-se do mesmo lugar. O ângulo de visão é que é diferente.
Vejam como fica Wengen no inverno. As pessoas até aproveitam para caminhar pela cidade esquiando. Nada mal, hein ?
Demos uma caminhada pela rua principal entrando em alguns becos e em cada um deles encontrávamos lindas paisagens.
A partir de Wengen você pode também subir até Mannlichen. Esse é o bondinho que você pega.
Falar sobre Wengen é usar todos os clichês que qualificam uma vila dos alpes suíços. Quando você for até lá não esqueça da máquina fotográfica.
Ficamos em Wengen cerca de duas horas onde aproveitamos para fazer um lanche reforçado antes de seguir viagem para KLEINE SCHEIDEGG
KLEINE SCHEIDEGG – Alt 2061 m
Nossa expectativa era bem grande para ver mais de perto as montanhas geladas que conseguíamos ver da janela do nosso hotel, em Interlaken.
E a expectativa foi totalmente justificada.
Quando o trem dá de cara com as montanhas, as imagens são bem impactantes. A imensidão do local impressiona.
Kleine Scheidegg, na verdade, é basicamente uma estação de trem onde as linhas que chegam via Lauterbrunnen e Grindelwald se encontram.
No inverno, quando a neve chega pra ficar, muita gente também vai até lá para esquiar.
Nesta estação quem vai até Jungfraujoch pega o trem que vai fazer o percurso.
É esse trem vermelho da foto.
Também vimos algumas pessoas chegando a Kleine Scheidegg de trem e depois iniciando a descida através das inúmeras trilhas que existem no local.
Aliás esse é um dos principais programas nessa região. Não encaramos a jornada, mas descer caminhando deve ser um passeio e tanto.
Há trilhas para todos os gostos. Desde as mais puxadas quanto algumas para os iniciantes. Para mais informações dê uma olhada no Site Jungfrau – Top of Europe
Ficamos um pouco em Kleine Scheidegg. Exploramos a vista de 360 graus da região e fizemos algumas fotos.
A foto principal deste post é de um hotel que fica ao lado da estação.
Demos início, então, ao nosso retorno pelo outro lado do percurso, via Grindelwald.
GRINDELWALD – Alt 1034 m
Descemos na cidade mas, como comentei no início ao explicar nosso roteiro, neste ponto do passeio o cansaço já estava batendo. A temperatura estava alta e o sol castigando.
Sendo bem sincero nem posso dizer que conheci Grindelwald. Ficamos apenas por perto da estação e fizemos um lanche para dar uma descansada e para refrescar um pouco.
Se você tem intenção de ir até lá recomendo que você busque informações sobre o passeio ao GRINDELWALD FIRST. É uma montanha cujo acesso é através de um teleférico com um percurso de cerca de 25 minutos.
Ao descer do teleférico, próximo à estação, você encontra o Cliff Walk.
Para ver como chegar até lá, o site – eatandtravelwithus.com – explica tudo com muitos detalhes.
Outro passeio que parece interessante a partir de Grindelwald é a ida ao Lago Bachalp. Depois que você chegar ao Grindelwald First tem uma trilha que leva você ao lago em uma caminhada de cerca de 1 hora.
O site mejogueinomundo.com explica com detalhes e está em português.
Depois desta pequena parada em Grindelwald voltamos para Interlaken.
Resumindo, essa última foto traduz bem tudo que vimos neste passeio espetacular.
Se mesmo quem já está acostumado com a paisagem não cansa de ver, imagine nós que fomos até lá pela primeira vez.
Você já esteve por lá também ? Conte pra gente, nos comentários, como foi sua experiência.
Está com alguma dúvida ? Faça sua pergunta. Vamos tentar te ajudar.