Se você já leu nossos posts é hora de conhecer um pouco mais da cidade através de algumas fotos que tiramos.
Se ainda não viu os posts, abaixo estão os links caso queira vê-los.
PARATY – VIAGEM – HOSPEDAGEM – RESTAURANTES
Agora vamos, juntos, ver um pouco do Centro Histórico de Paraty.
A história conta que Paraty foi urbanizada por Maçons. Muitas casas ainda mantém os símbolos da Maçonaria em suas fachadas.
Repare nessa bela rua que as casas e lojas comerciais foram construídas um pouco acima do nível da rua e das calçadas. Elas foram construídas dessa forma para evitar a entrada de água, quando acontecem as marés cheias.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
VOLTO E RECOMENDO
VOLTO
VOLTO, SE NÃO TIVER OUTRO
NÃO VOLTO
NÃO RECOMENDO
A mesma rua da foto acima em dia de maré cheia. No passado o trânsito de cavalos pela cidade era muito grande. A grande quantidade de dejetos que eles iam deixando pelas ruas somados a outros tipos de lixo, sujavam a cidade. Aproveitando o movimento das marés, as ruas de Paraty foram construídas com inclinações para permitir a entrada de água nas marés altas e o escoamento delas nas marés baixas. E assim acontecia a limpeza das ruas.
A história de Paraty conta que quando o imóvel tinha janelas era um imóvel residencial. Quando tinha apenas portas era um imóvel comercial.
Repare nessas construções verdes lado a lado. O imóvel da esquerda muito provavelmente foi um imóvel comercial. Só que três das quatros portas foram transformadas em janelas. Para deixar caracterizada a transformação, as listras verdes indo até o piso mostram que ali havia uma porta. Isso acontece em várias casas de Paraty.
Típica fachada de Paraty. Você está vendo um abacaxi na imagem ? E verá muitos outros caminhando pelo Centro Histórico. Abacaxi na fachada significava sinal de prosperidade e riqueza.
A CASA DO PRÍNCIPE. Construção da época de 1830. Foi adquirida por descendentes da Família Imperial, restaurada e, hoje, é habitada durante uma boa parte do ano por Dom João Orleans de Bragança.
A fachada tem as cores da família imperial brasileira com o verde da Casa de Bragança e o amarelo da família Habsburgo.
Ela não está aberta para visitação. Para entrar só se for convidado pelo príncipe.
Uma típica construção da cidade. Repare, novamente, como o piso é elevado em relação à rua. As casas que ficam no nível da rua possuem uma elevação por dentro.
Uma caminhada ao cair da tarde é um bom programa.
Mesas e cadeiras nas ruas são uma marca dos restaurantes da cidade. Algumas ficam até com chuva. Perguntamos em um restaurante e eles disseram que serve também para mostrar que o restaurante está aberto e funcionando na parte interna.
Cuidado antes de sentar para ver se a cadeira está totalmente acomodada sobre as pedras.
Que fachada ! Muito bem cuidada. Muito bonita
A Rua do Fogo, na verdade, é um beco. Tente encontrá-la pois é bem bonita. Se você fizer o tour guiado, muito provavelmente o guia irá passar por ela.
Dizem que o nome não tem nada a ver com algum incêndio que tenha acontecido ali. É porque nessa rua, no passado, funcionavam as casas de prostituição de Paraty.
A IGREJA DE SANTA RITA – poderia estar mais bem cuidada, mas é um ícone da cidade e o lugar onde fica é bem legal. É ela que você vê nas fotos de Paraty mostrando a fachada da cidade vista do mar.
Como já amplamente divulgado, não é permitida a entrada de carros no Centro Histórico. Se o desnível do piso não permite que você se locomova pela cidade, a charrete pode ser uma opção.
Se caminhar é tranquilo para você, a melhor opção continua sendo a caminhada pela cidade, poupando o cavalinho.
Para finalizar, o mar de Paraty. Não é o forte da cidade, mas também deve ser apreciado. Durante muito tempo foi o porto para exportação do ouro. E é deste local que saem os principais passeios de escuna e onde você pode, também, fretar um desses barcos menores, à esquerda, para fazer o seu passeio.
Outors posts sobre Paraty:
PARATY – VIAGEM – HOSPEDAGEM – RESTAURANTES
Se você está gostando do nosso site, siga nossas redes sociais.