VOLTO E RECOMENDO

Viagem feita em 2013 – Post atualizado em 2019

VENEZA, CINQUE TERRE, TOSCANA E ROMA

 

Muitos dizem que este roteiro que montamos é o filé mignon da Itália. Mas muita gente vai discordar. Cadê Milão ? E a Costa Amalfitana ?  Ir à Itália e não conhecer a Sicília é um desperdício.

Neste debate a única certeza que temos é que todos têm razão.

A Itália é aquele país que não dá para ser visto por completo em uma única viagem. E é até bom que não dê mesmo, porque voltar à Itália é sempre uma viagem e tanto.

Então, venha viajar nesse nosso roteiro e veja o que você pode encaixar no seu. E, como é característica do nosso site, veja também o que aconselhamos que você não faça na sua viagem

 

O ROTEIRO

 

DIA 1 – Viagem Rio de Janeiro – Veneza pela TAP, com troca de avião em Lisboa.

DIA 2 – Chegada em Veneza

DIA 3 – Veneza

DIA 4 – Viagem Veneza – Florença pela Trenitália

DIA 5 – Florença

DIA 6 – Florença

DIA 7 – Viagem de carro Florença – La Spezia, parando em Lucca e Pisa

Peguei o carro alugado na Hertz

Percurso total – 174 km

Roteiro na Itália - Florença para La Spézia

DIA 8 – Com base em La Spezia, usei como base o roteiro Cinque Terre de 1 dia sugerido pelo site Viaje na Viagem usando trem, ônibus e barco. (se quiser vê-lo, clique ao lado – Viaje na Viagem – Roteiro Cinque Terre )

DIA 9 – Viagem de carro La Spezia – Siena parando em Volterra, San Gimignano, Colle di Val D’Elsa e Monteriggioni

Percurso total – 257 km

Roteiro na Itália - La Spézia para Siena
DIA 10 – Siena

DIA 11 – Roteiro na Toscana – Montepulciano, Montichiello, Pienza e Montalcino usando carro.

Percurso total – 142km

Roteiro na Itália - Val D'Orcia
DIA 12 – Viagem de carro Toscana – Roma parando em Assis.

Percurso total – 304km

Carro devolvido em Roma no momento da chegada

Roteiro na Itália - Siena para Roma
DIA 13 – Roma

DIA 14 – Roma

DIA 15 – Roma

DIA 16 – Viagem Roma – Rio de Janeiro pela TAP com troca de avião em Lisboa

AS VIAGENS

1. TAP

Os voos da TAP foram bons. Espaço razoável entre as poltronas na classe econômica. Tripulação muito simpática e atenciosa em todos os voos.

Problemas:

  • – Um atraso de 1h 30 min na conexão Lisboa – Veneza
  • – A escolha dos assentos que havia feito na compra das passagens não foi respeitada na hora do check-in on-line. Trocaram os meus lugares no voo de volta.
  • – Greve no dia dos voos de volta. O trecho Roma – Lisboa não teve serviço de bordo pois a tripulação não estava completa.
  • – Filas enormes e demoradas na Polícia Federal em Lisboa, tanto na ida quanto na volta. Muito cuidado com as conexões.

Comprei as passagens em abril, direto no site da TAP.

Pagando a passagem com o cartão VISA Platinum você ganha o Certificado Schengen, um seguro saúde no valor de 30.000 euros.

Entre no site VISA PLATINUM e veja todos os benefícios. Existem outros que podem lhe interessar.

 

2. CARRO

As viagens de carro foram ótimas. Estradas excelentes e os percursos que escolhi foram cumpridos sem qualquer correria.

Reservei o carro 30 dias antes da viagem através do VISA CONCIERGE.

Excelente atendimento e, nesta viagem, ainda conseguiram um preço melhor do que fazendo direto com as locadoras, incluindo um seguro chamado SUPER COVER que, salvo engano, elimina a franquia.

Pagando o aluguel com o cartão VISA Platinum você ganha o seguro. Na Itália a maioria das locadoras não aceita esse seguro mas já usei nos Estados Unidos e funcionou.

Depois desta viagem, em outras que eu fiz tentei usar o serviço Visa Concierge e a cotação foi sempre maior do que fazendo com a Rentalcars. De qualquer forma desta vez funcionou e vale a pena tentar.

MUITO CUIDADO:

– Fui colocar combustível no carro em um posto de autoatendimento. A máquina travou, ficou com o meu dinheiro e não liberou o combustível. Devolveu um ticket com um vale que só poderia ser usado naquele mesmo posto quando algum funcionário estivesse lá.

Como eu já estava indo para Roma, perdi 50 euros. Faça um teste com 5 euros, se funcionar encha o tanque.

– Ao entregar o carro na Hertz, em Roma, o tanque estava 6/8 cheio. A Hertz me cobrou um tanque completo, ou seja, 93 euros. Segundo o funcionário da Hertz existe uma cláusula, chamada FPO, que os autoriza a fazer isso.

Não fui informado corretamente a esse respeito quando peguei o carro em Florença. Ou você entrega o carro com o tanque cheio ou na reserva pois, segundo o funcionário, não importa se faltam 5 litros ou 50.

Ao chegar ao Brasil fiz contato com o VISA Concierge e fiz essa reclamação. Eles fizeram contato com a HERTZ e recebi 71 euros de volta. Aí ficou justo.

DICAS:

  • Se você não pretende usar o GPS do seu celular faça a reserva do carro já com o GPS. Fiz a reserva com antecedência mas deixei para resolver sobre o GPS (18 euros por dia) no local. Não havia GPS disponível. Consegui me virar com os roteiros que havia feito no Google e com a ajuda da sinalização das estradas que é boa.
  • Aluguei um carro com uma boa mala para as bagagens não ficarem à vista nos estacionamentos. Aluguei um Lancia-Delta e consegui guardar 3 malas médias e 3 mochilas pequenas. Se eu tivesse uma mala grande teria complicado. É bom checar isso quando alugar o carro.

3. TREM

Fizemos apenas um trecho de trem, entre Veneza e Florença.

A viagem foi ótima, como sempre. Facilidade no embarque, viagem tranquila e tudo dentro do horário.

Comprei as passagens direto no site da TRENITALIA.

Dá para imprimir o voucher aqui no Brasil.

É só entrar no trem, sentar no seu lugar e esperar o fiscal passar para registrar o seu bilhete.

Se você tem alguma dúvida ou quer dar alguma contribuição para outros viajantes, por favor deixe seu comentário mais abaixo.