Em todas as viagens que fazemos, uma das principais decisões que precisamos tomar é o tipo de transporte que iremos utilizar. Muitas vezes é essa definição que vai até mesmo fazer com que o nosso roteiro seja modificado. Escolher bem entre trem ou carro, ou até mesmo ônibus em algumas situações, pode fazer nossa viagem ficar muito mais confortável, mais tranquila e menos cansativa.
A Itália é muito bem servida de trens com a Trenitalia e a Italo, considerando os trens de alta velocidade, mas também possui os trens regionais da própria Trenitalia que funcionam muito bem.
Existem algumas outras opções mais locais que também merecem uma pesquisa ao montar o seu roteiro. No caso de Sorrento, por exemplo, tínhamos as opções da Campania Express e da Circumvesuviana. Se você gosta de ler sobre perrengues em viagens, abaixo falaremos sobre nossa experiência com a Campania Express.
É claro que, normalmente, não há necessidade de escolher uma ou outra e, muitas vezes, a melhor solução será a junção de mais de uma delas.
Na nossa experiência usamos trem, carro e ônibus e foi muito bom.
TREM
O trem da Italo. Não usamos, mas nos pareceu bom.
O FRECCIAROSSA, da Trenitalia.
VOLTO E RECOMENDO
VOLTO
VOLTO, SE NÃO TIVER OUTRO
NÃO VOLTO
NÃO RECOMENDO
Para nossas viagens de trem utilizamos o Frecciarossa em todas elas. São bem confortáveis e trafegaram bem próximos dos horários estabelecidos.
Não foi uma escolha. Aconteceu que nos trechos em que procuramos, os horários e os preços que encontramos na Trenitalia foram melhores.
Compramos todas as passagens daqui do Brasil pelo próprio site da Trenitalia.
Link para o site da TRENITALIA
Assim que você definir o seu roteiro e tiver certeza da sua viagem, é bom comprar as passagens com antecedência para pegar bons descontos. E pegar “bons descontos” pode ser bem significativo no seu gasto total. Chegamos a comprar passagens por menos da metade do preço cheio que vimos sendo praticado faltando poucos dias para a viagem.
Nós compramos nossas passagens com cerca de dois meses de antecedência. E em algumas passagens já não conseguimos os descontos melhores. Portanto avalie bem e compre o mais cedo que você puder.
ATENÇÃO – MUITO IMPORTANTE !
Se você cancelar sua viagem ou precisar mudar algum itinerário de alguma viagem, muito provavelmente você irá perder dinheiro. Tem passagens que não permitem reembolso. Tem passagens que permitem reembolso, mas é cobrada uma taxa.
Portanto, leia o texto do link abaixo para você ficar ciente dos riscos.
Leia com cuidado, avalie os riscos e veja se vale a pena para o seu caso. Nós compramos todas as passagens com antecedência de dois meses, assumindo o risco de termos que cancelá-las e deu tudo certo.
O pagamento das passagens foi feito com o meu cartão de crédito brasileiro, liberado para compras no exterior, e com o cartão NOMAD internacional. Em ambos os casos tudo funcionou.
Após a confirmação do pagamento a pasagem é enviada por e-mail. Tudo muito rápido e sem estresse.
Não há necessidade de fazer o seu cadastro no site. Esse cadastro é obrigatório só para quem possui algum cartão, tipo programa de fidelidade, da Trenitalia ou para outras funções.
Grave seus tiquetes no celular ou imprima todos eles. O fiscal vai passar por você pedindo sua passagem. Não tente burlar o sistema deles. A chance de multa é enorme.
Viajar de trem na Itália é como em todos os países da Europa. Você fica olhando o painel para ver em que plataforma o seu trem vai parar. Aí você vai para a plataforma determinada, acha o seu vagão, entra nele e senta no seu lugar. É sempre difícil encontrar algum funcionário da Trenitalia para ajudar você.
A Estação Termini, em Roma. É bem grande e você vai encontrar outras do mesmo porte nas grandes cidades. O painel onde aparece a informação da plataforma do seu trem é como esse da foto.
Lembrando que PLATAFORMA, em italiano, é BINARI. VAGÃO é CARROZZA e ASSENTO é POSTI.
Modelo de ticket da Trenitalia.
Trecho Roma (Estação Termini) para Napoli (Estação Afragola)
Partida dia 29/04/2024 às 10:53h – Chegada dia 29/04/2024 às 11:48h
Número do Trem 9604 ( É esse o número que você deve usar para procurar no painel a plataforma do seu trem ) Preste atenção pois, no painel, aparece o destino final do trem e seu destino pode ser em uma parada anterior. Por exemplo uma passagaem Roma – Verona pode aparecer no painel Roma – Milano. Use o número para identificar o seu trem.
Categoria – 2a classe
Número do vagão – 4
Número do assento – 18B
DICAS MUITO IMPORTANTES
1 – A indicação da plataforma em que o seu trem vai parar só é colocada no painel cerca de 10 minutos antes do horário da partida. Lembre que você vai ter que caminhar até lá com malas e ainda vai ter que achar o seu vagão. Dá tempo, mas fique perto do portão de acesso às plataformas e fique atento.
2. Fique atento aos avisos no painel e também no sistema de som. Em uma das viagens o painel indicou uma plataforma. Todos os passageiros foram pra lá. Faltando alguns minutos eles avisaram no sistema de som que a plataforma havia mudado. Em italiano e em inglês. Estávamos distraídos e percebi que era com o nosso trem, porque vi todo mundo correndo pra mudar de plataforma. Pelo menos dessa vez mandaram uma funcionária para a plataforma. Pedi informações e ela nos orientou. Deu tudo certo.
3. Tente levar o mínimo de bagagem que você puder. Malas grandes nem pensar. Nos vagões os espaços para bagagens são poucos e no bagageiro, acima dos assentos, a mala grande não cabe. Malas sem rodinhas é um problema sério. Muitas vezes a distância até o seu vagão não é pequena. Carregar malas pesadas é muito ruim e chance de estresse. Sempre que possível leve malas com as quatro rodinhas e as menores que você puder. As pequenas são as ideais.
AS VIAGENS NO TREM FRECCIAROSSA
Os trens são muito bons e não tivemos nada a reclamar. A foto de capa deste post também é do interior de um Frecciarossa. Poltronas confortáveis, banheiros limpos, ar condicionado na temperatura adequada e um vagão com um serviço de bar que serve bem com preços bem aceitáveis.
Em dois trechos que fizemos ofereceram um pequeno lanche e água, até melhor do que os servidos em avião.
As bonitas paisagens pelas janelas dos trens chamaram nossa atenção. Vimos alguns trechos, principalmente entre Roma e Verona, bem bonitos.
FRECCIAROSSA + FRECCIALINK
Para o trecho Roma – Sorrento (Para mais detalhes sobre o nosso roteiro, veja o post ITÁLIA – ROTEIRO DE 14 DIAS. ) tínhamos duas alternativas:
– Trem Frecciarossa de Roma até Napoli e trem local, da Circumvesuviana ou da Campania Express, de Napoli até Sorrento.
– Trem Frecciarossa de Roma até Napoli e o ônibus Freccialink de Napoli até Sorrento.
Optamos pela segunda opção já que havíamos lido muitas avaliações ruins sobre os trens locais para o trecho Napoli – Sorrento ( veja mais abaixo, neste post, nossa experiência na viagem de volta Sorrento – Napoli).
Ao colocar no site da Trenitalia o trecho Roma – Sorrento, a opção de trem + ônibus já aparece como uma das alternativas. Você já compra as duas passagens conjugadas e o bom disso é que, em caso de qualquer atraso no primeiro trecho, a responsabilidade de oferecer o transporte até Sorrento é deles.
Fizemos o primeiro trecho de Roma até Napoli de trem Frecciarossa. Quando saímos do trem, em Napoli, já havia uma funcionária da Trenitalia perguntando quem iria pegar o FrecciaLink. Ficamos aguardando uns 10 minutos até que ela juntasse outros passageiros de outros trens. Fomos encaminhados por ela até o ponto do ônibus.
A imagem acima é da chegada em Sorrento. O ônibus é do modelo turismo com ar condicionado, assentos reclináveis e bem confortável. A viagem foi bem tranquila e foi uma ótima decisão termos escolhido o FrecciaLink.
E ainda vimos belas paisagens da estrada como essa da cidade de Sorrento. Se você, por acaso, fizer essa viagem Napoli – Sorrento, sente do lado direito do ônibus.
O PERRENGUE NO TREM DA CAMPANIA EXPRESS
Imagem do trem na estação de Napoli. Até que o trem é bacaninha.
Na nossa viagem de volta de Sorrento para Roma, a opção usando novamente o FrecciaLink chegaria em Roma no final da tarde. Estávamos querendo chegar mais cedo para aproveitar um pouco mais da cidade.
Optamos, então, por usar o trem regional de Sorrento até Napoli, mesmo consciente das avaliações ruins que havíamos lido, e depois o Frecciarossa até Roma.
Tínhamos a opção do trem da Circunvesuviana. É um trem local que os moradores da região usam no dia a dia. A passagem é mais barata, cerca de € 4.00, mas não há assento marcado, nem ar condicionado e o trem anda bem cheio.
Optamos pelo trem “turístico” da Campania Express. Já sabia que não seria bom e fomos preparados. E as reclamações se confirmaram. É uma zona. Não senti confiança para comprar as passagens pelo site e reservando o assento. Deixei para comprar no dia da chegada em Sorrento. Não vendia o bilhete antecipado, só no dia da viagem. Como estava hospedado muito perto da estação, acordei e fui lá comprar em uma lanchonete que tem na estação.
Na hora do embarque uma funcionáris foi colocando todo mundo dentro de uma sala. Sò que a sala de embarque cabia umas 50 pessoas e havia umas 200 pessoas para embarcar. Quando chegou a hora de embarcar, começou a correria. Ninguém avisou nada e todo mundo saiu para o trem como podia, carregando a bagagem e procurando seu vagão. Um outro detalhe é que a plataforma não é coberta e estava chovendo. Bem complicado.
A única coisa que funcionou foi o assento marcado. Até que respeitaram. Mas o trem não tem lugar para bagagem. Cada um coloca onde consegue. No nosso caso uma ficou entre nossas pernas, naqueles assentos um de frente para o outro, e a outra mala sobre nossas pernas. Além das nossas duas mochilas. Um caos. Pelo menos a viagem é curta e durou 1h e 15 min.
Pelo menos vimos o Vesúvio mais de perto. Bem impactante.
CARRO NA ITÁLIA
Usamos carro em dois momentos da nossa viagem.
Para passear pela região da Costa Amalfitana e para ir de Verona até Dobbiaco fazendo os passeios pelas Dolomitas.
Em Sorrento alugamos um Fiat Panda na Europcar, através do site da Rentcars.
Em Verona alugamos um Fiat 500 na Alamo, através do site da Rentalcars.
EUROPCAR – ALUGUEL DO CARRO EM SORRENTO
Durante o período em que ficamos em Sorrento, alugamos um carro da Europcar. A reserva foi feita pelo site da Rentcars, ainda daqui do Brasil. Um FIAT PANDA novo, em ótimo estado e com esse tom de azul “discreto”. Carro simples, mas que nos atendeu perfeitamente.
Mas, CUIDADO ! Na devolução do carro reclamaram de um arranhão de cerca de 3cm na calota. E eu tenho quase certeza que não aconteceu comigo. Não cobraram nada pelo “dano”, mas estou alertando para verem o cuidado e o nível de detalhe que temos que ter na hora de avaliar o estado do carro no check-in.
De um modo geral a experiência com a Europcar foi boa.
Uma pequena vantagem é que, se você for a Sorrento e optar pelo mesmo hotel em que ficamos, o Lemon Rooms Sorrento, a loja da Europcar fica no mesmo prédio da hospedagem.
SEGURO DO CARRO
Usamos o seguro total da Rentcars, feito quando da reserva e nada nos foi cobrado no local. Não pediram a Permissão Internacional para Direção.
No check-in eles fizeram um débito provisório no cartão para cobrir qualquer problema posterior. É um procedimento normal que todas fazem. Na devolução do veículo, se estiver tudo certo, eles cancelam o débito. Foi o que aconteceu. Tudo certo.
Se você for viajar e tiver que deixar suas bagagens no carro para fazer algum passeio ou mesmo uma refeição mais demorada distante do veículo, recomendo que você alugue um carro com bagageiro suficientemente grande para abrigar suas malas. Deixar malas ou bolsas em cima do banco é sempre perigoso, em qualquer lugar.
Ao receber o veículo verifique bem se ele está em perfeito estado e se não possui algum dano na lataria. Caso tenha, não deixe de exigir que o atendente anote a avaria no contrato de aluguel.
Verifique se o estepe e o macaco estão no local.
Certifique-se do tipo de combustível utilizado no veículo para não abastecer com o combustível errado. É muito comum aluguel de veículos a gasolina ou a diesel.
ALAMO – ALUGUEL DO CARRO EM VERONA
Um Fiat 500 já rodado, mas em perfeitas condições. Um pequeno problema com as palhetas do limpador não chegou a comprometer.
Bom carro e o desempenho nas grandes estradas surpreendeu.
Já escolado pelo “dano de 3cm na calota” na Europcar, na hora do check-in, desta vez, filmei o carro inteiro para o caso de algum problema. Mas foi tudo bem.
O espaço para bagagem é muito pequeno. No site dizia uma mala grande e uma pequena. Não chegou nem perto. Mas era algo que eu já esperava. Foi só deitar o banco traseiro e acomodar as malas. Como elas ficavam visíveis, na hora da parada na estrada ficamos por perto para não correr nenhum risco.
Só não gostei, porque fui informado na hora de retirar o carro que todos os seguros que havia feito com a Rentalcar não cobriam qualquer apoio caso tivéssemos algum problema durante o uso do carro, inclusive na estrada. Tive que pagar um adicional, mas foi barato, € 3.00 por dia.
ATENÇÃO ! Assim como havia feito na Europcar, não mostrei minha Permissão Internacional para Dirigir para ver se eles iriam pedi-la. Na Alamo pediram. E pela forma como o atendente me pediu a Permissão, fiquei com a impressão que teríamos problemas caso não tivesse levado. Resumindo, leve a PID.
RESUMINDO
A opção de transporte é peça chave na montagem do roteiro de qualquer viagem, mas só você pode avaliar o que é melhor em função das suas necessidades. Procuramos passar para você nossas experiências.
No caso da Itália todas as opções nos pareceram boas e não tivemos problemas. Alguns perrengues sempre vão acontecer. O importante é minimizá-los e estar preparado para enfrentá-los caso aconteçam.
Este trecho faz parte da viagem ITÁLIA – ROTEIRO DE 14 DIAS
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