Procurando um local para passar o réveillon de 2018, juntamos verão, sol, praias e gente animada. Incluindo a vontade de conhecer também o litoral de Alagoas, não tivemos dúvidas.

Surgiu o roteiro LITORAL DE PERNAMBUCO E ALAGOAS – Roteiro de 12 dias, com réveillon na Praia de Boa Viagem e show da Elba Ramalho.

Nossa viagem começou no Recife.

No Uber do aeroporto para o hotel já tivemos uma prévia do que iríamos encontrar. O motorista já puxou assunto, começou a conversar e já parecia até um guia contratado. Nos deu várias informações, dicas sobre passeios e nos mostrou, ao vivo, como o povo do nordeste gosta de receber seus visitantes.

Um lindo final de tarde nos recebeu. Não perdemos tempo e fomos dar uma caminhada na praia.

E não demorou muito para nos defrontarmos com um assunto que despertava nossa curiosidade.

Obviamente, já tínhamos ouvido falar sobre os tubarões na praia, mas estávamos imaginando que era aquele negócio exagerado acrescido de sensacionalismo da imprensa. Mas não é não.

O assunto é sério e tanto a prefeitura como os locais tratam o tema com o devido cuidado. Sem pânico, como deve ser, mas com a devida atenção e respeito que o assunto merece.

Como sempre tem aqueles que não gostam de seguir as recomendações, quando alguém ultrapassa os limites de segurança os guarda-vidas chamam a atenção. Vimos até um vendedor ambulante dando uma bronca, muito bem dada, em um grupo que estava dentro d’água e fora da área segura, que fez com que todos recuassem.

É claro que você não precisa deixar de entrar na água, mas é só ter atenção e respeitar as recomendações que seu dia na praia terá tudo para ser muito bom.

Um jantar no ótimo restaurante Parraxaxá, com música local ao vivo, encerrou nossa primeira noite.

A PRAIA DE BOA VIAGEM

A praia é muito bonita. Ficou bem cheia mas nada que incomodasse. Como toda praia, você pode chegar com sua barraca, sua cadeira e ocupar um espaço na areia e aproveitar o dia.

Mas ela tem também uma estrutura bem legal para os frequentadores que querem um pouco mais de conforto.

Entre o calçadão e a areia da praia, existe uma área que fica suspensa onde existe um espaço de areia que é ocupado por pessoas da região que oferecem cadeiras, barracas e um serviço de comidas e bebidas.

Se você consumir acima de um determinado valor, você não paga nada pelas cadeiras e barracas. Nós consumimos cerca de R$ 100.00 a R$ 120.00 (4 pessoas) e não pagamos nada. Ao acertar com o “dono do ponto” você já combina antes o valor mínimo para consumo.

Como bons turistas resolvemos aproveitar esse conforto. E fomos caminhando pela orla procurando um bom local. O assédio é grande. Os donos dos pontos ficam tentando convencer você a ficar com eles.

DICA IMPORTANTE: Se estiver muito quente procure um ponto que além das barracas tenha também sombra natural das árvores. O local fica bem mais agradável.

Não sei se todos os vendedores são gente boa ou se demos sorte. Nós escolhemos ficar no Ponto do Geraldo.

O Geraldo é esse senhor da foto. Na barraca ficavam ele, a esposa e a filha. Atendimento excepcional e comida muito boa. Nas vezes em que fomos à praia ficamos lá e, se você aceita uma sugestão, nós recomendamos que você fique lá também.

Já que não dá para passar o endereço, como referência, o ponto dele fica em frente ao Castelinho Vermelho. Bem fácil de achar e é um lugar conhecido na orla.

Além das comidas servidas nos pontos fixos, vendedores ambulantes também oferecem seus produtos e você pode comprar deles.

O mais famoso é o CALDINHO. Tem de tudo, desde os mais simples aos mais “temperados”. Experimentamos o caldinho de feijão e estava muito bom.

Mas tem também cocada, amendoim, ostras …

A convivência entre os ambulantes e o Geraldo nos pareceu muito boa. Não tem confusão. Todos vendem, os turistas aproveitam e todos ficam satisfeitos.

O MARCO ZERO

A PRAÇA

É uma região que você deve conhecer. Fomos em um domingo e parece que é um bom dia para ir ao local, pois fica bastante movimentado e acontecem alguns shows na rua.

Chegamos lá no final da tarde e saímos por volta das 22:00 horas

O astral do local é ótimo. Gente de patins, de bicicleta, de skate, caminhando ou simplesmente deitada no chão conversando e vendo o tempo passar. Cada um curte o local do seu jeito e de uma forma bastante democrática.

Na praça fica o Centro de Artesanato Pernambucano . O horário de funcionamento é de segunda à sábado das 08:00 às 19:00 horas e no domingo das 08:00 às 16:00. Por causa do forte calor optamos por ir mais tarde e já estava fechado. Mas parece que é bem legal.

FEIRA DE ARTESANATO

Fica na Rua do Bom Jesus. Produtos muito bonitos, de boa qualidade e por um bom preço.

Mesmo que você não queira comprar nada, caminhe pela feira.

MARACATU

Não deixe de ver as exibições dos Grupos de Maracatu que acontecem na rua.

Nós vimos duas. Uma na Avenida Rio Branco e outra na pracinha que fica no final da Feira de Artesanato.

O ritmo é contagiante e a alegria dos participantes também. Se você quiser também pode dançar com eles em alguns momentos.

BONECOS GIGANTES DE OLINDA

Na mesma Rua do Bom Jesus, no número 183, funciona a Embaixada de Pernambuco com os bonecos gigantes de Olinda.

Lá você encontra uma exposição com alguns bonecos e informações sobre sua história. Como íamos a Olinda, não fomos neste local. Caso você queira mais informações

Entrada:

Adultos R$ 15,00 (Quinze reais).
Criança com até 12 anos de idade acompanhada pelos pais entra de graça.
(Limitado a 02 crianças por família)

Horário de Funcionamento:

Diariamente das 08:00h às 18:00h.
Abre nos feriados exceto no Carnaval (do sábado até a terça), 25 de dezembro e 01 de janeiro.

RÉVEILLON

O Palco Acaiaca, ponto de show e queima de fogos, era o mais perto de onde estávamos hospedados.

Saímos por volta das 22:00 horas e fomos caminhando até lá. Muitas mesas já montadas no calçadão, próximo aos quiosques, esperando as pessoas que haviam feito reserva, mas tudo bem vazio ainda.

Chegando próximo ao palco já estava bem cheio. Havia muitas mesas e cadeiras, dessas brancas de plástico, na areia. No primeiro momento fiquei observando e vi que alguns garotos, certamente moradores locais, conduziam as pessoas para suas mesas, provavelmente já reservadas com antecedência.

Conversei com um deles e o esquema é interessante. Não existe formalidade alguma e é tudo na base do jeitinho brasileiro. Pelo que entendi os garotos dividem o “território” e cada um cuida de arranjar os seus clientes.

Como ainda faltava cerca de 1 hora para a queima de fogos e ainda iríamos ficar um bom tempo por ali, perguntei se havia mesa disponível. Em 5 minutos o garoto veio com uma mesa e quatro cadeiras, arranjou um espaço e encaixou a mesa. Logo veio um outro garoto reclamar que ali era o “território” dele.

Os dois conversaram, negociaram algum acordo que eu não sei qual foi e, em dois minutos, estávamos sentados. Tratar diretamente com os “donos” tem essas vantagens.

O preço ? R$ 50.00 para as quatro pessoas. Mesa distante cerca de 100m do palco e com uma boa visão. Mais do que bom, não é mesmo?

E ainda tinha, caminhando entre as mesas, os ambulantes vendendo refrigerantes, sanduíches, doces, os famosos caldinhos, é claro, e outros quitutes.

No palco o show foi com artistas locais. Muita música regional, o que foi ótimo, e uma das cantoras ainda cantou alguns sambas da melhor qualidade.

O foguetório foi bem legal e deu pra ver muito bem de onde estávamos.

Uma ou duas balsas, no máximo, mas foi bem bonito e durou cerca de 15 minutos. E o astral estava muito bom.

Depois da virada do ano começou o show da Elba Ramalho e aí, amigos e amigas, o negócio esquentou. Todo mundo pulando e muita festa.

Se você procura um bom réveillon com muita festa e alegria, esse do Recife vai agradar muito.

Não vimos qualquer confusão. Ambiente familiar, longe de estar superlotado, muita alegria e todos na paz.

Já vimos três festas de réveillon no Brasil:

• RIO DE JANEIRO – certamente o mais grandioso e o mais bonito. Mas muito complicado para se chegar e sair do local, além de ficar superlotado.
  • FLORIANÓPOLIS – bonita queima de fogos, ambiente totalmente familiar e bem tranquilo. Detalhes no post FLORIANÓPOLIS – Réveillon e Praias
  • RECIFE – bonita queima de fogos, ambiente tranquilo e uma animação contagiante.

Se formos comparar, o do Rio de Janeiro é uma atração de nível internacional, mas com problemas e falta de conforto. Florianópolis e Recife estão no mesmo nível. A queima de fogos de Florianópolis é um pouco mais bonita e a animação do povo no Recife bate a de Florianópolis. Mas ambos são muito bons.

Este trecho faz parte da viagem LITORAL DE PERNAMBUCO E ALAGOAS – Roteiro de 12 dias

Próximo Destino – OLINDA

Se você está gostando do nosso site, siga nossas redes sociais.