VOLTO

Viagem feita em 2012 – Post atualizado em 2019

Um programa sempre interessante para quem gosta de futebol é visitar estádios pelo mundo. O problema é que já passou o tempo das visitas liberadas quando podíamos entrar nos estádios para tirar algumas fotos e sair.

Agora a grande maioria vende um Tour Guiado onde você visita áreas pré-determinadas e ouve algumas explicações.

O lado bom é que os guias normalmente contam histórias de bastidores e fatos importantes que tornam a visita interessante.

Pela história e pela tradição, Wembley é um estádio que deve estar na lista de qualquer torcedor de futebol. E por isso fomos até lá. Mas o sentimento que ficou é o mesmo que sinto vendo o Maracanã atual. É belíssimo, mas perdeu a magia que fez dele um dos maiores templos do futebol conhecido mundialmente.

O Estádio de Wembley é muito bonito. Nas explicações do guia foi possível verificar diversos detalhes muito interessantes de projeto até pensando no estádio também como um local tradicional para shows de música.

Mas foi impossível, por exemplo, imaginar que ali havia sido jogada a final da Copa de 1966. É outro estádio e não tem mais nada do que já vi nos filmes daquela Copa.

Mas vamos aos detalhes da visita.

 

INGRESSOS

 

São vendidos já com dia e hora marcada. E isso pode ser feito aqui do Brasil. O preço é £19 para adultos.

Existem preços diferenciados para grupos, famílias, crianças e idosos. Consultando o site está tudo bem explicado.

É possível comprar na hora mas a visita é bem concorrida e, quando fomos, em muitos dias o ingresso estava esgotado. É bom garantir.

Link para o site – INGRESSOS

DURAÇÃO

 

O Tour Guiado dura aproximadamente 75 minutos, incluindo a explicação incial e as paradas para as explicações em alguns locais.

No site do estádio, atualmente, diz que você pode visitar as áreas do estádio assim que chegar e não precisa mais esperar o roteiro orientado por um guia. Se for assim mesmo, acho mais interessante. Quando fizemos todo o grupo seguiu em conjunto.

Existe um Mini Tour que dura aproximadamente 30 a 45 minutos e está disponível em dias específicos, normalmente próximo de algum dia em que acontecerá evento no estádio. O preço do Mini Tour é £11.

 

LOCAIS VISITADOS

Tour no Estádio Wembley - Vestiário

 

O vestiário é bem bonito. A sala onde os atletas se arrumam fica decorada com camisas de vários clubes do mundo. nenhum do Brasil. Quando estivemos lá, em 2012, vimos a camisa do PATO, do Milan e do LÚCIO, da Internazionale.

Se você quiser fazer uma brincadeira, leve a camisa do seu time e coloque ao lado das outras para uma foto sua no vestiário. Levei a minha e até me emprestaram um cabide que estava sobrando.

Você visita também a arquibancada, de onde eu tirei a foto inicial do post, o vestiário da seleção da Inglaterra, a sala de entrevistas coletivas e chega à beira do gramado.

 

Tour no Estádio Wembley - A grama sagrada

 

Não preciso dizer que o gramado é um espetáculo. Para os mais entusiastas aí está a grama sagrada de Wembley.

A parada final do Tour é no local em que chamam de Royal Box, onde normalmente são entreguem os troféus aos vencedores das competições lá realizadas.

E é lá que está uma réplica da FA Cup brilhando e esperando por você para uma foto.

 

Tour no Estádio Wembley - Tribuna e Taça da FA Cup

 

Só que junto com a FA Cup está também o fotógrafo oficial do Tour. Os visitantes vão  passando, você faz a pose e ele tira sua foto. Na saída, enquanto você estiver na loja de souvenirs que fica no final do percurso, sua foto já estará lá esperando suas libras.

Não lembro o preço, mas não deve ter sido muito caro pois compramos a nossa.

Outra opção é pedir para o fotógrafo tirar sua foto com o seu celular. Vi uma pessoa pedindo e ele tirou, mas não sei dizer pra você se acontece sempre.

Só como detalhe, a placa LONDON 2012 está lá porque estivemos em Londres 15 dias antes dos Jogos Olímpicos.

 

COMO CHEGAR LÁ

 

Existem várias formas de chegar ao estádio. Na maioria dos casos o metrô é a melhor opção.

Clicando neste link – COMO CHEGAR – você encontrará todas as explicações.

O estádio fica um poucoa fastado da área turística. Se você comprou o passe de metrô apenas para as áreas centrais, você terá que comprar um bilhete para a área extra.

Foi o nosso caso, mas até para experimentarmos também o ônibus local, fomos de metrô até o fim da área que o nosso bilhete cobria e, de lá, pegamos o ônibus que até já estava incluído em nosso passe. (Informações sobre passe veja em nosso post sobre LONDRES).

Funcionou muito bem. Logo na saída do metrô existia um ponto de ônibus com os horários em que o ônibus iria passar…

… e passou.

 

RESUMO

 

O Tour é interessante e as instalações estão muito bem cuidadas, mas se você já fez algum outro vai ser parecido.

Conhecer um dos estádios mais famosos do mundo é sempre um item importante no “currículo de um torcedor de futebol”.

Para os amantes da música, muitos shows importantes aconteceram e continuam acontecendo por lá. E o guia fala um pouco até sobre algumas características da contrução do estádio para melhorar a experiência dos shows.

E aí ? Você acha que vai valer a pena pra você ?

Pra mim valeu, mas o que ficou mesmo foi a vontade de ver um jogo lá.