LAGUNA CEJAR
VOLTO
Viagem feita em outubro de 2017
Essa é a famosa lagoa que é tão salgada que você flutua, como se estivesse usando boia.
O local fica bem perto da cidade de San Pedro. Pode-se fazer o passeio de manhã ou à tarde. Fiz na parte da tarde. A hora mais quente do dia é de tarde, então o mergulho fica mais agradável, porque a água é consideravelmente gelada.
Para este passeio é imprescindível levar toalha e um chinelo.
Assim que você entra na água já é curioso. Você entra e instantaneamente flutua, sem nem precisar bater as pernas. Mas não é só curioso. O lugar é paradisíaco.
A lagoa tem um tom bem azul e fica no meio do deserto. É muito bonito, mas muito bonito mesmo.
Ahhhh, detalhe importantíssimo. Não coloque a cabeça dentro d’água. O índice de salinidade dessa lagoa é muito alto. Mais alto até mesmo que o do famoso Mar Morto, em Israel, que já é dez vezes maior do que o dos oceanos normais (informação do guia). Ou seja, não faz nada bem para seus olhos e ouvidos. Por isso, entre na lagoa de pé.
Ao sair, sugiro não levar muito tempo até tirar o sal. Em alguns poucos minutos já dá pra notar o sal que fica grudado na sua pele depois que a água seca. E como o sol é bem forte, pode dar uma queimada mais rápido que o normal.
VOLTO E RECOMENDO
VOLTO
VOLTO, SE NÃO TIVER OUTRO
NÃO VOLTO
NÃO RECOMENDO
Depois do mergulho, você vai tirar a água salgada nos chuveiros de água doce e trocar sua roupa nos trocadores disponíveis.
OJOS DEL SALAR
VOLTO
Depois de sair da Laguna Cejar, fomos até o OJOS DEL SALAR.
São duas lagoas redondas, pequenas, uma ao lado da outra, no meio do nada.
Também dá para mergulhar, mas pouca gente se animou, porque é bem menos interessante (pra mergulhar) que a Laguna Cejar.
LAGUNA TEBENQUICHE
VOLTO
A parada seguinte foi na LAGUNA TEBENQUICHE, onde paramos por mais tempo, tivemos um lanche oferecido pela Grado 10 e ficamos esperando o pôr do sol, um dos meus programas favoritos da vida.
Aliás, outra vantagem do passeio no turno da tarde. Este pôr do sol foi um espetáculo à parte. De um lado a Laguna com o vulcão Licancabur ao fundo. Do outro, deserto e muito nada.
Algumas pessoas deram uma caminhada pela lagoa. Parece legal. Eu só subi no teto do caminhão e fiquei contemplando a vista mesmo. Momentos para guardar na memória e nas lentes.
Quando o sol se põe dá uma esfriada, mas nada grave.
A volta pra San Pedro é logo depois do sol se pôr, por volta das 20h.