Em nossa outra viagem para Portugal – PORTUGAL COM SEVILHA , em 2017 já havíamos conhecido o Porto.

Então, desta vez, voltamos ao norte para conhecer alguns lugares que não havíamos conhecido na outra viagem.

Chegamos em Portugal, vindo da Suíça, na cidade do Porto. Logo no aeroporto pegamos o carro alugado na Guerin e fomos direto para Guimarães.

Estrada muito boa e cerca de 45 minutos de viagem.

Nossa hospedagem, Casa da Maria I e II, ficava no Centro Histórico e nos dirigimos direto para lá.

Portugal - Guimarães

Em todos os dias conseguimos estacionar o carro na rua da hospedagem.

A rua da Casa da Maria I e II é essa da foto acima. E o nosso carro ficava onde estão aqueles dois carros pretos. Um conforto e tanto.

A partir das 19 horas o estacionamento é grátis até o início da manhã do dia seguinte.

Durante o dia é pago, mas não é caro. O sistema é o de parquímetro. Você coloca as moedas, pega o comprovante e coloca no painel do carro em um local visível.

Existe um estacionamento grátis a uma caminhada de 10 minutos do centro histórico.

Existem estacionamentos pagos fora do centro histórico.

O CENTRO HISTÓRICO

O Centro Histórico de Guimarães é a principal atração da cidade. É lá onde tudo acontece.

Logo após nos instalarmos na nossa habitação, fomos caminhar pela cidade e procurar um restaurante para o jantar.

Portugal Guimarães

E não demorou muito para entrarmos no clima da cidade.

No dia estavam acontecendo alguns shows em alguns palcos pequenos montados pelo Centro Histórico.

Basicamente eram shows de grupos de universidades próximas que se dirigiam para lá, cantavam duas ou três músicas e depois iam para outro palco e outro grupo entrava em seu lugar.

As músicas eram sempre muito animadas com a participação do público acompanhando com palmas e cantando junto.

Para quem estava vindo de uma semana pela Suíça, país fantástico mas com uma população bem mais reservada, já chegar em Portugal e encontrar música, palmas, animação e festa criou um contraste bem interessante.

O jantar foi no restaurante Casa Amarela, bem em frente ao palco. Comida boa, preço justo, ambiente agradável e atendimento excelente.

Portugal - Guimarães

Caminhamos mais um pouco pela cidade e a encontramos sendo preparada para a noite.

Nós ficamos três noites em Guimarães. Foi interessante observar que, em dois dias, a agitação aumentou depois das 22 horas.

Muita gente conhece Guimarães a parir do Porto ou Braga. Vai pela manhã, passa o dia na cidade e retorna para a sua base. Eu acho que vale a pena passar pelo menos uma noite lá.

Durante a noite a cidade fica bem bacaninha e tem movimento.

Portugal - Guimarães

No dia seguinte pela manhã aproveitamos a parte da manhã para explorar o Centro Histórico.

Muito bonito e muito bem cuidado.

Em um dia você consegue conhecer a cidade, mas ficamos três pois a fizemos como base para uma ida até Braga e para visitar a Vinícola Aveleda.

Portugal - Guimarães

Visita obrigatória é ao Castelo de Guimarães. Bem bonito e está em bom estado de conservação.

Foi a residência de várias famílias nobres de Portugal. Diz a tradição que foi neste castelo que nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.

A visitação é permitida e você pode comprar o bilhete logo na entrada.

Portugal - Guimarães

Uma outra atração bem próximo ao Castelo é esta igrejinha.

É a Igreja de São Miguel do Castelo.

Uma coisa que sempre pensei estudando lugares para conhecer na Europa é que, na grande maioria das cidades, sempre tem uma catedral belíssima. Imensa e que levou 100 anos, 200 anos para ficar pronta.

Ao entrar nestas igrejas vemos tudo muito bonito, tudo muito grandioso e algumas com adornos até banhados em ouro.

E sempre fiquei pensando: Será que ninguém fazia uma igrejinha pequena e simples. Só para os fiéis exercerem mesmo a sua fé ? Onde estão essas igrejinhas ?

Pois desta vez eu vi uma. Foi a Igreja São Miguel do Castelo. Ela é bem pequena e não tem absolutamente nada dentro, a não ser o espaço onde ficava o altar.

Ah !  E tem também uma pia batismal onde, segundo histórias não confirmadas, foi batizado D Afonso Henriques.

BRAGA

Portugal - Braga

Roteiro pronto e máquina fotográfica na mão, no dia seguinte fomos para um bate e volta até Braga.

A previsão do tempo não era das melhores, mas era o dia que tínhamos para conhecer a cidade.

E a previsão se confirmou. A chuva castigou.

Assim que chegamos ainda conseguimos pelo menos sair do carro para dar uma olhada em alguns pontos e fazer algum registro.

Portugal - Braga

A Igreja de São Marcos fica em uma praça muito bonita.

O Palácio do Raio é uma linda construção, com mais de 250 anos, onde os famosos azulejos azuis ganham destaque.

Informação curiosa obtida no site do Palácio do Raio é que o dono, em 1863, mandou abrir a rua que fica em frente para que todos pudessem admirar melhor a beleza do palácio. E a visão que se tem do palácio a partir da rua é, realmente, muito bonita.

Como a chuva chegou forte, optamos pelo almoço para ver se o tempo melhorava depois.

Fomos ao Bira dos Namorados, hamburgueria que estava bem cheia. Gostamos muito.

Mas nossa estratégia não funcionou. A chuva continuou e o vento também estava bem forte. Ainda tentamos ir a alguns lugares de carro mas não conseguimos ver muita coisa.

Portugal - Braga

Apenas para não passar em branco fomos até a Igreja Bom Jesus. Pelas fotos dá pra ver como o tempo estava ruim.

Resumindo, temos que voltar a Braga em algum outro momento, pois não consideramos a cidade como vista.

Este trecho faz parte da viagem SUÍÇA E PORTUGAL – Roteiro de 15 dias

Próximo destino – QUINTA DA AVELEDA – Passeio e degustação de vinhos

Se você está gostando do nosso site, siga nossas redes sociais.