Milão dispensa apresentações, porque não é surpresa pra ninguém que é uma das cidades mais visitadas não só da Itália como do mundo.

Estávamos em Verona e programamos um bate-volta até Milão procurando focar apenas alguns pontos mais famosos.

Pegamos um trem de Verona para Milão logo cedo para chegarmos à Duomo ainda sem grandes filas, não perdermos muito tempo nela e não comprometer os demais passeios.

Na chegada, ainda na estação Milano Centrale, compramos um bilhete ATM de transporte que, pelo preço de € 7.60, dá direito a usar os transportes públicos da cidade. Financeiramente nem compensava tanto assim comprar o bilhete, pois usaríamos apenas o metrô e poucas vezes. Mas optamos pelo bilhete pela facilidade e para não perdermos tempo em possíveis filas para comprá-los a cada viagem. E foi ótimo.

 

A DUOMO DE MILÃO

MILÃO

Desnecessário dizer que a Catedral é linda.  Se tem uma coisa que os antigos sabiam fazer é igrejas e catedrais.

Milão - Duomo 2-3

É importante comprar o ingresso para visitá-la ainda daqui do Brasil para garantir o horário de sua preferência. Vale a ressalva que não vi muito respeito aos horários, mas pelo menos marcamos nossa visita para às 10:00 horas e não ficamos nem 10 minutos na fila.

Link para comprar o ingresso – DUOMO DE MILÃO  

Existem vários tipos de ingressos: apenas para a catedral, com subida ao terraço, com subida por elevador … entre outros. Os preços começam em € 10.00 para visitar apenas a catedral.

GALERIA VITTORIO EMMANUELE II

Saindo da Catedral e virando para o lado direito da Piazza del Duomo você já irá ver a Galeria.

Milão - Piazza del Duomo-1

Essa é a visão de quem sai da Catedral.

A letra M no letereiro vermelho é a saída do metrô, estação DUOMO.

Ao lado direito, onde estão os toldos verdes. é a Galeria Vittorio Emmanuele II. Como pode ser visto é tudo muito perto. Descendo na estação DUOMO você já estará perto de muitos locais famosos para visitá-los.

Milão estava bem cheia, como sempre.

Galeria Vittorio Emanuele II

A Galeriaé belíssima. Na verdade é um conjunto de lojas dentro de uma construção antiga e muito bem cuidada.

Se você é chegado a pagar um extra por comprar em lojas de grife, esta Galeria foi feita para você. Dior, Prada, Louis Vitton, Rolex … são apenas algumas das lojas que você encontra por lá.

Milão - Galeria Vittorio Emmanuele II-1

Seguindo por dentro da galeria e passando por este portal que aparece no fundo da imagem acima, você irá sair na praça onde fica o não menos famoso Teatro Scala de Milão.

Milão - Via Dante-1

Caminhamos um pouco até a Via Dante e subimos por ela. Bonita rua de pedestres com muito movimento.

No final da rua dá para ver a torre do Castello Sforzesco. A entrada aos jardins é gratuita e, se você tiver tempo, parece que vale a pena caminhar por dentro do jardim.

Nós não fomos até lá, pois nosso próximo destino, com hora marcada, era o CENACOLO VINCIANO

CENACOLO VINCIANO – A ÚLTIMA CEIA

É em Milão que fica a pintura original da ÚLTIMA CEIA, de Leonardo da Vinci.

Milão Cenacolo Vinciano

Ela fica dentro da Igreja de Santa Maria delle Grazie.

Foi bem impactante ver de perto as imagens que nos acostumamos a ver nos livros de história.

ATENÇÃO! Não é fácil conseguir ingresso para visitar o local. É bom tentar comprar com bastante antecedência. A venda normalmente começa com antecedência de uns três meses.

Defina o dia em que você quer visitar o local e fique atento ao dia em que os ingressos estarão disponíveis para o dia escolhido.

Os ingressos esgotam muito rápido. Mas mesmo que você não consiga comprar na primeira tentativa, continue consultando, pois em alguns momentos eles liberam alguns ingressos. Talvez de desistências.

Os ingressos têm hora marcada e você deve seguir o seu horário. Ao chegar ao local você terá que ir ao guichê ao lado da igreja para trocdar o voucher pelo ticket. Chegue com 30 minutos de antecedência ao seu horário para fazer tudo de forma tranquila.

Se você for de metrô, desça na Estação Conciliazone e depois caminhe uns 5 minutos até a igreja.

Link para comprar ingressos – CENACOLO VINCIANO

Milão - Cenacolo Vinciano - A Execução-3

Dentro do mesmo salão, que era um antigo refeitório, também existe uma outra pintura muito bonita – A CRUCIFICAÇÃO, de Giovanni Donato.

Milão - Cenácolo Vinciano braille

Para pessoas com deficiência visual existe um quadro tátil onde a pessoa pode entender melhor os detalhes da Última Ceia. Bem interessante.

O CENTRO FINANCEIRO

Milão - Centro Financeiro

O ponto central é a Piazza Gae Aulenti. Fica ao lado da estação ferroviária Garibaldi. É só sair da estação e subir umas escadas que ficam bem em frente que a praça fica logo ali.

É um local com construções modernas e bem bonito.

Possui uma boa variedade de cafés e restaurantes. Ficamos por ali tomando um café até a hora de voltar para a Estação Milano Centrale para pegar nosso trem de volta para Verona.

MILÃO
Bosco Verticale

Bem perto dali também fica uma outra atração de Milão. É o conjunto de dois prédio chamado de Bosco Verticale, algo do tipo, Jardim Vertical.

Pelas imagens já dá pra ver o motivo. É bem interessante para dar uma olhada se você já está por ali.

RESUMINDO

Milão, obviamente, é uma cidade com muitas outras atrações e que merece mais alguns dias se você tem interesse em aproveitar mais da cidade.

Como o nosso roteiro priorizava outros locais, fomos até lá apenas porque estávamos por perto.

Por ser uma cidade bem grande, possui muitas opções de voos e pode ser uma boa opção também usar Milão como a cidade de entrada ou de saída da Itália. Pode ser interessante, por exemplo, chegar por Roma, fazer os passeios internos rumo ao norte de trem ou carro e depois pegar o voo de Milão para o Brasil. Ou vice-versa.

Este trecho faz parte da viagem  ITÁLIA – ROTEIRO DE 14 DIAS

Se você está gostando do nosso site, por favor siga nossas redes sociais.