VOLTO

Viagem feita em 2019

Zurique (Zurich) é a porta de entrada para a maioria das pessoas que chega à Suíça de avião. Se você vier do sul, nós estávamos vindo de Lisboa, e der sorte de pegar um dia limpo, já vai começar a ver uma paisagem lindíssima dos alpes com neve. No nosso voo os passageiros do lado direito foram os privilegiados.

Dentro do aeroporto já compramos na SALT o chip para os nossos celulares. Pagamos 19.95 CHF por um chip com 1.5GB , 4G+. Funcionou muito bem.

Como nosso hotel ficava muito próximo da estação de trem central (Zurich HB), optamos por usar o trem para o trajeto do aeroporto até o hotel.

A estação ZURICH FLUGHAFEN fica no subsolo do aeroporto.

Existem diversos trens, praticamente a cada 5 minutos, que saem do aeroporto e param na estação central.

Se você acabou de chegar na Suíça e ainda não tem prática com os trens locais, já é uma boa hora para você se familiarizar com o meio de transporte que será seu companheiro em muitas viagens, caso você não tenha alugado um carro.

Se você já tem um Swiss Travel Pass, aquele passe que permite que você use qualquer trem , é só escolher o seu trem e ir para a plataforma.

Para comprar o seu bilhete você pode usar a bilheteria, todos os vendedores falam inglês, ou então usar as máquinas de autoatendimento.

Se for usar a máquina, logo no primeiro momento escolha o idioma inglês pois o padrão é o alemão.

Você vai precisar informar:

o seu destino – ZURICH HB ( Zurich Hauptbahnhof )

1ª classe ou 2ª classe

Número de passagens que você deseja.

A passagem serve para qualquer trem no destino escolhido.

Com a passagem comprada escolha o seu trem, olhando o painel ou o aplicativo, e vá para a plataforma.

Como a quantidade de trens é bem grande escolha um com tempo suficiente para você chegar com calma à plataforma.

IMPORTANTE

1. Plataforma em alemão é GLEIS

2. Esta passagem tem validade, salvo engano, de 1 hora. Portanto, se você ainda vai fazer algum lanche ou comprar o chip para o celular, deixe para comprar a passagem na hora de ir para o trem.

3. Recomendo fortemente que você carregue o aplicativo da SBB no seu celular. Vai lhe ajudar muito durante sua passagem pela Suíça.

A CIDADE DE ZURIQUE

Suíça - Zurique

Nós ficamos em Zurique na noite do dia em que chegamos e na manhã do dia seguinte.

Depois de nos instalarmos no Hotel Marta, veja nossa avaliação, demos uma caminhada e fomos jantar no

Restaurante Zeughauskeller.

VOLTO

Suíça - Zurique - Restaurante Zeughauskeller

Muito bonito e um filé com batata rosti daqueles que colocam o nível de qualidade lá em cima. Excelente.

O preço não foi barato (123.00 CHF para três pessoas, sem sobremesa e com refrigerante). Mas como era a primeira refeição na Suíça resolvemos caprichar. Valeu a pena. Muito. Faria de novo.

IMPORTANTE: O restaurante fecha às 23:00 horas (confirme o horário pois pode ser que varie em outras épocas do ano). E isso significa fechar, mesmo, às 23:00 horas. Parece que lá não tem aquela prática que o restaurante funciona enquanto tiver cliente.

Fiquei curioso para ver com fariam para fechar o restaurante com a precisão suíça. Minha curiosidade durou pouco. Nós chegamos pouco antes das 22:00 horas. Tempo tranquilo para comermos. Quando deu 22:45 horas, com alguns clientes já indo embora, o garçon veio até a nossa mesa e nos informou que era a última oportunidade que teríamos para pedir algo mais.

Como respondemos que não iríamos pedir mais nada, ele trouxe a conta logo em seguida.

Cerca de 5 minutos depois apagaram algumas luzes do restaurante. Não sei se todos os restaurantes fazem assim, mas foi o sinal para pagarmos nossa conta. E outros clientes que ainda estavam por lá estavam fazendo o mesmo.

No dia seguinte, logo após o café da manhã, saímos cedo para aproveitar o dia seguindo o roteiro que havíamos montado.

Suíça - Zurique - Mapa de passeios

Essa linha azul no mapa é a Rua Banhhofstrasse. Caminhe por ela e veja que linda cidade é Zurique. Que calma ! A cidade chega a ser silenciosa. O trenzinho que faz o transporte público (tipo VLT para quem é do Rio de Janeiro. TRAM como chamam em Zurique) é bem silencioso e os carros também. Ninguém buzinando e ninguém gritando. Dava para ouvir até os passarinhos cantando no início da manhã.

Na hora de atravessar a rua espere o sinal de pedestres abrir pra você. Mesmo sem vir carro algum, todos esperavam. E sabe que gostamos do esquema ! Nada de correria, só aproveitando o tempo parado no sinal para ver o que tinha em volta. Não sei como deve ser morando lá, atrasado para algum compromisso, mas a impressão que tivemos é que os suíços nunca estão atrasados para nada.

Veja com calma as ruas que cortam a Banhhofstrasse. Algumas são muito bonitas e bem decoradas. Tipo aquelas que você vê em fotos da Suíça.

Depois de gastar o café da manhã, fomos ao lanche na Confiserie Sprüngli bem ali no centro.

Na sobreloja um salão antigo muito bonito, bem cheio já na parte da manhã. Pedimos um lanche rápido com cappuccino, macchiato, pão e manteiga. Bem gostoso e na faixa de 25.00 CHF para 3 pessoas. Descemos para o nível da rua e aí o negócio ficou sério.

Suíça - Zurique - Confiserie Sprungli

Um salão repleto de doces. Muito doces daqueles decorados com requinte e deliciosos. Os macarons de lá são famosos. Chamam de LUXEMBURGERLI . Derretem na boca. Nem lembro do preço e acho que você deve fazer o mesmo. Economiza depois.

Continuamos nossa caminhada.

Passamos pelas igrejas, vimos algumas praças com gente sentada pegando um sol e ficamos observando a cidade com sua vida bem tranquila.

Suíça - Zurique
Suíça - Zurique
Suíça - Zurique

O rio, com as construções típicas do país, formam um cenário bem bonito. Caminhe pelas margens.

Suíça - Realejo no centro de Zurique

Para terminar, encontramos este senhor com um realejo. Se você encontrá-lo, pare um pouco, curta a música e não deixe de contribuir com a causa dele.

Veja no vídeo abaixo a bela maneira de terminar nosso percurso pela cidade.

DICAS EXTRAS:

  • Tivemos informações que na parte noturna uma boa pedida é ir até Zurich West. O local fica animado durante a noite.
  • Como tínhamos muitos programas para fazer na Suíça, sacrificamos um pouco nossa passagem por Zurique. Para o que tínhamos intenção de conhecer, o tempo que ficamos lá foi suficiente. Mas dá para ficar mais tempo. Talvez mais um dia inteiro se você puder, para descobrir um pouco mais da cidade.
  • O Hotel Marta não nos ofereceu o cartão para uso gratuito do transporte público. Como não era nossa intenção usá-lo, não pedimos, mas acredito que também exista essa opção em Zurique pois em todas as outras cidades recebemos o cartão.
  • Na saída do hotel para a estação de trem, apesar do caminho ser curto, como estávamos com as malas pedimos um Uber. O motorista não gostou muito quando percebeu que a corrida era pequena, mas depois nos atendeu bem.
Suíça - Táxi em Zurique

Se você quiser você pode pegar um táxi comum. Nada mal andar de Mercedes em Zurique. Nós preferimos não arri$car.

NOSSO PRÓXIMO DESTINO – LUCERNA