VOLTO

Viagem feita em 2019

Vindos de Zurique, chegamos no meio da tarde em Lucerna. Estação de trem com um movimento bem grande.

Não sabíamos ainda que, mesmo com malas, daria para pegar um ônibus que nos deixaria na porta do nosso Hotel Íbis. Tentamos pegar um Uber e não conseguimos contato. Já li gente dizendo que não tem Uber em Lucerna, mas não posso confirmar pois só tentei usar desta vez.

Como ao fazer o check-in no hotel recebemos o cartão para usarmos grátis o transporte público local, sempre que foi preciso usamos o ônibus número 4 que passava na porta do hotel e em menos de 10 minutos estava na praça em frente à estação central.

No primeiro dia aproveitamos para dar uma caminhada pela parte central e ver um pouco da cidade durante a noite. Tentando economizar um trocado, para equilibrar com os gastos mais altos de Zurique, fomos ao McDonalds, (32.00 CHF para três pessoas).

No segundo dia tínhamos o dia inteiro para conhecer Lucerna.

Suíça - Lucerna - Mapa de Passeios

Essa linha em azul foi, mais ou menos, a caminhada que fizemos.

Ainda teve a caminhada dentro da Muralha Musegg (ponto F) que não está refletida no mapa.

A KAPELLBRÜCKE – PONTE DE MADEIRA

Suíça - Lucerna - Kapellbrucke - Ponte de Madeira

Saindo da estação pegamos a margem do Rio Reuss para o lado esquerdo. Logo de início já demos de cara com um dos monumentos mais famosos da Suíça – a Kapellbrücke – Ponte de Madeira que liga as duas margens do Rio. Aproveite e tire suas primeiras fotos dessa ponte. Certamente você ainda irá fazer isso muitas vezes.

Suíça - Lucerna - Igreja Jesuíta ao fundo

Passamos pela IGREJA JESUITA que dizem ser muito bonita, mas estava fechada. Quem já esteve lá recomenda a visita. É essa construção maior e mais à esquerda na foto.

Suíça - Lucerna

Andando pelas ruas que ficam atrás dessa igreja você irá encontrar um conjunto de ruas e construções bem interessantes. Acho que vale a pena uma caminhada por este local.

Suíça - Lucerna - Igreja Franciscana

A IGREJA FRANCISCANA fica nesta parte. É simples, mas muito bonita e não é todo dia que podemos ver uma construção do século XIII.

A caminhada pode continuar atravessando para o outro lado do rio pela SPREUER BRIDGE – outra ponte de madeira que cruza o Rio Reuss.

O CENTRO HISTÓRICO

Suíça - Lucerna - Centro Histórico
Suíça - Lucerna - Centro Histórico com as fachadas das casas pintadas

Chegamos ao centro histórico. Veja que muitas construções possuem a fachada pintada criando um cenário muito interessante. Caminhe pelas ruas e becos.

Um ótimo local, também, para sentar em algum bar e ficar observando a movimentação do local.

A MURALHA MUSEGG

Suíça - Lucerna - Torre da Muralha Musegg

A partir do Centro Histórico um outro bom passeio é visitar a MURALHA MUSEGG.

Como toda cidade medieval, Lucerna também tem sua muralha e suas torres. É uma parte da cidade que ainda está muito bem conservada e caminhar pela muralha e subir nas torres é um ótimo programa.

Suíça - Lucerna - Vista da cidade a partir da Muralha Musegg

E a vista lá de cima vale a caminhada.

COMO CHEGAR NA MURALHA MUSEGG

Um caminho é bem fácil de encontrar, mas a subida é puxada.

Assim que você atravessar o Rio Reuss pela Spreuer Bridge, vá para o lado esquerdo margeando o rio. Um pouco mais adiante você irá encontrar uma torre redonda. É a Nolli Tower.

A partir dela é só respirar fundo e começar a subir que você chegará na parte superior da muralha, onde a caminhada é mais fácil.

Existe um outro caminho que foi um pouco difícil de encontrar, porque o GPS não estava “muito calibrado”, mas acho que é mais tranquilo. Foi esse que fizemos.

Na verdade, os dois caminhos vão levar você à mesma altura. A diferença é que subindo pela margem do Rio (ao lado da Nolli Tower) a subida é numa pancada só, bem íngreme. Nesse outro caminho a caminhada é mais longa, mas é mais suave.  E dá para fazer umas paradas para descansar.

Para achar o caminho e não perder o tempo que perdemos, basta seguir esse nosso “mapa fotográfico” abaixo.

CAMINHO PARA A MURALHA MUSEGG

Suíça - Lucerna - Caminho para Muralha Musegg

A subida começa pela Rua Mariahilfgasse. É essa ladeira que faz esquina com a Rua Grabenstrasse.

Uma referência é a loja da Foot Locker que fica mais pra dentro do Centro Histórico. A Mariahilfgrasse fica bem na direção dela.

Suba a ladeira.

Suíça - Lucerna - Caminho para Muralha Musegg

No final da ladeira você vai avistar essa construção cor de salmão.

Na bifurcação vire à direita.

Suba essa escada.

Olhando para o alto você já deve avistar uma das torres.

Suíça - Lucerna - Muralha Musegg - Schimerturm

É a Zytturm Tower.

Mas ainda não chegou.

Suba mais um pouco. Para o lado direito você vai encontrar a Schirmerturm. Para o lado esquerdo está essa Zyttuem Tower

Suíça - Lucerna - Caminhando por dentro da Muralha Musegg

Lá em cima você pode optar por caminhar apenas ou subir em alguma torre.

Pode caminhar pela muralha, é estreito mas é tranquilo, ou andar por dentro da parte murada, como na foto acima.

Em uma delas, acho que foi na Watch Tower, a subida é paga e era necessário aguardar um horário certo para subir. Não subi nessa e fui até a Mannli Tower, pois havia lido que a vista de lá era a mais bonita.

Suíça - Lucerna - Muralha Musegg - Vista da Mannli Tower

E, realmente, é muito bonita.

Vale o alerta que a subida também não é das mais fáceis mas dá para encarar.

São uns 6  estágios de escada com aproximadamente 10 a 12 degraus em cada estágio. É uma escada relativamente estreita que, em alguns momentos, exige uma parada, pois não dá para ter gente subindo e descendo ao mesmo tempo. Mas o povo se organiza e tudo funciona bem.

A subida nesta torre é grátis.

Descemos e voltamos para o mesmo local por onde havíamos subido.

Suíça - Lucerna - Centro Histórico

Ainda andamos mais um pouco pelo centro histórico.

Terminamos nossa caminhada cruzando o Rio Reuss só que, desta vez no sentido inverso, pela famosa Kapellbrücke Bridge.

Um dia foi suficiente para cumprir essa caminhada que fizemos de forma bem tranquila e com algumas paradas para um descanso.

Suíça - Lucerna - Ponte de Madeira - Kapelbrucke

Nosso fim de tarde foi perto da ponte onde dois músicos mostravam suas habilidades com um repertório bem variado e agradável. Obviamente havia muitos turistas por perto.

Jantamos no Restaurante Rossini (108.00 CHF, com sobremesas, para 3 pessoas).

Deve ser possível conseguir algum restaurante mais barato nas ruas internas, mas optamos por ele pois queríamos ficar ali por perto da ponte.

A comida estava boa.

Voltamos para o hotel para o fim de noite arrumando as malas para aquele que seria o melhor passeio de toda a nossa passagem pela Suíça :

A viagem de trem Lucerna – Interlaken.