Nossa viagem inicial seria, em setembro, apenas para Portugal para conhecermos alguns lugares que não tínhamos visto na viagem de 2017 – PORTUGAL COM SEVILHA – Roteiro de 15 dias
Aí vimos que em setembro aconteceria, em Genebra, a LAVER CUP.
Para quem não conhece, a Laver Cup é um torneio de tênis que reúne os maiores jogadores do mundo e dura apenas 3 dias.
Começamos, então, a estudar a Suíça para colocá-la no roteiro junto com uma ida a Genebra para ver pelo menos um dia do torneio. Apenas alguns dias para não encarecer a viagem.
Quanto mais víamos da Suíça, mais lugares íamos incluindo no roteiro.
Só que acabamos não conseguindo ingresso para o torneio. Tudo vendido muito rápido.
Mas já era tarde para tirar a Suíça da viagem. Tarde também para diminuir os dias.
O país tem muita coisa a oferecer. Foi difícil cortar Zermatt e o passeio no Bernina Express. Dá vontade de passar em todas aquelas montanhas com vistas espetaculares em várias regiões.
E ainda tinha um outro complicador sério.
Todo mundo diz que a Suíça é um país caro para os turistas. E é mesmo.
E assim montamos este roteiro que apresentamos a seguir. De certa forma seguimos um conselho do site viajenaviagem.com : escolha um passeio de trem, uma montanha, um lago, uma região com aquelas vilas alpinas e você terá uma boa noção do que é a Suíça.
O ROTEIRO
DIA 1
Viagem Rio – Zurique com escala e troca de aeronave em Lisboa
Escolhemos viajar pela TAP para que a nossa viagem de volta para o Brasil fosse em voo direto LISBOA – RIO DE JANEIRO
O voo Rio de Janeiro – Lisboa foi tranquilo e sem atraso.
O voo Lisboa – Zurique é muito bonito e na chegada você já consegue ver os Alpes com neve formando uma paisagem bem bonita. Se você puder escolher o assento, entrando na Suíça pelo sul, sente do lado direito.
SOBRE A TAP – Veja nossa avaliação no final deste post
DIA 2
TARDE – chegada em Zurique
NOITE – Zurique
DIA 3
MANHÃ – Zurique
TARDE – Viagem de trem Zurique – Lucerna
Veja PASSO A PASSO PARA COMPRAR PASSAGEM DE TREM NA SUÍÇA
NOITE – Lucerna
DIA 4
DIA INTEIRO – Lucerna
Veja VOCÊ TEM QUE CONHECER LUCERNA
DIA 5
MANHÃ – Viagem de trem LUCERNA – INTERLAKEN
Veja TRENS PANORÂMICOS NA SUÍÇA
TARDE / NOITE – Interlaken
DIA 6
DIA INTEIRO – Interlaken
Veja – JUNGFRAUJOCH – PORQUE NÃO FOMOS AO TOPO DA EUROPA
DIA 7
DIA INTEIRO – Interlaken
Veja INTERLAKEN – BERNA E THUN, O BATE-VOLTA PERFEITO
DIA 8
MANHÃ / TARDE – Viagem no trem panorâmico BELLE ÉPOQUE – Interlaken – Zweissimen – Montreux
NOITE – Montreux
DIA 9
MANHÃ – Viagem de trem Montreux – Genebra
TARDE – Viagem de avião Genebra – Porto
Também pela TAP com o mesmo desconforto do voo Lisboa – Zurique
Pegamos um carro alugado na Guerin e fomos até Guimarães
NOITE – Guimarães
DIA 10
MANHÃ – Passeio pela região
TARDE – Visista guiada com degustação de vinhos na Quinta da Aveleda, em Penafiel
NOITE – Guimarães
DIA 11
MANHÃ – Braga
TARDE / NOITE – Guimarães
DIA 12
MANHÃ – Viagem de carro Guimarães – Aveiro
TARDE / NOITE – Aveiro
DIA 13
MANHÃ – Devolução do carro e viagem de trem Aveiro – Lisboa
TARDE / NOITE – Lisboa
DIA 14
DIA INTEIRO – Lisboa
DIA 15
DIA INTEIRO – Lisboa
DIA 16
Viagem de volta Lisboa – Rio de Janeiro em voo direto pela TAP com os mesmos problemas de falta de conforto e alimentação ruim
VOLTO E RECOMENDO
VOLTO
VOLTO, SE NÃO TIVER OUTRO
NÃO VOLTO
NÃO RECOMENDO
SOBRE A TAP – NOSSA DECEPÇÃO NA VIAGEM
Ficamos bastante decepcionados com a TAP desta vez.
Foi nossa terceira viagem com eles e foi a pior de todas. Não sei se o nível caiu ou se não demos sorte.
A TAP parece estar se garantindo no grande fluxo de viajantes do Brasil para Portugal. Tem cobrado preços altíssimos e, ao que parece, relaxando no atendimento.
O que não gostamos.
Para escolher o assento, MESMO NA HORA DO CHECK-IN faltando 24 horas para o voo, tem que pagar. Comprando a passagem você “ganha” apenas o direito de sentar dentro do avião. Onde a TAP quiser.
Não estou reclamando do fato de ter que pagar para reservar um assento. Quase todas estão fazendo isso, mas para reservar assento com antecedência.
Na hora do check-in, depois que todos que pagaram escolheram os melhores lugares na minha frente, e mesmo tendo assento disponível do meu agrado, eu não posso escolher onde quero sentar ? Acho errado.
VOO RIO – LISBOA
Avião bem desconfortável. Espaço entre as poltronas bem pequeno. E a refeição servida não estava boa.
LISBOA – ZURIQUE
Espaço mínimo entre as poltronas. O Marcos tem 1.80m e a altura dele é o limite para você sentar normalmente. O joelho dele já encostava na poltrona da frente. Quem tiver mais de 1.80m vai ter problemas.
A poltrona não reclina. Não são só aquelas poltronas perto da emergência. Nenhuma poltrona reclina. Nunca tinha visto isso em voo algum.
O lanche foi no estilo barrinha de cereal e pão gelado. Bem fraco.
GUERIN – ALUGUEL DO CARRO EM PORTUGAL
Na Suíça nós não alugamos carro. Avaliamos usar TREM OU CARRO NA SUÍÇA e optamos por usar apenas trem.
Já Portugal é um excelente país para você viajar de carro. As estradas são muito boas e as distâncias relativamente curtas.
O cuidado que você deve ter é para montar o seu roteiro de forma a não estar com o carro quando estiver nas grandes cidades porque, muito provavelmente, dentro delas você usará o transporte público. Além disso conseguir estacionamento é mais difícil e um pouco caro.
Para trafegar entre as cidades menores o carro é uma ótima opção.
Outro item que merece atenção é definir onde você vai pegar o carro e onde vai devolvê-lo.
Se forem lugares diferentes, muito provavelmente, você terá que pagar uma taxa adicional que as locadoras cobram para, segundo eles, devolver o carro vazio para o local de origem. E esse valor não é baixo.
Verifique sempre várias opções pois algumas locadoras cobram e outras não. Algumas cobram para alguns lugares e para outros não.
No nosso caso nós pegamos o carro no Porto e o devolvemos em Aveiro. Escolhemos a Guerin pois era a única que não estava cobrando a taxa.
ATENÇÃO – No preço da RENTALCARS eles não incluem a taxa de retorno, caso exista. O valor é informado no site, mas o pagamento será na hora do check-in.
IMPORTANTE – Recomendo que, caso a taxa de retorno não seja cobrada, você peça para o atendente da RENTALCARS especificar no campo OBSERVAÇÃO do voucher que a taxa de retorno não será cobrada.
Uma vez aluguei um carro com a Movida, aqui no Brasil, e eles me cobraram a taxa de retorno apesar da reserva com a Rentalcars ter sido feita sem a taxa de retorno.
A Movida me informou que havia sido uma concessão da Rentalcars e eles não tinham nada a ver com isso. Paguei e depois tive que pedir o reembolso para a Rentalcars. O que foi feito e recebi o crédito depois.
Alugamos nosso carro com a GUERIN através do site rentalcars.com . Já saímos daqui do Brasil com o carro alugado e pago.
Foi nossa segunda experiência com a Guerin. Mais uma vez tudo funcionou muito bem e não tivemos qualquer problema.
SEGURO DO CARRO
Não usamos o seguro total da Rentalcars. Fiz a reserva com o seguro básico incluído na tarifa porque, ao pagar o aluguel com o cartão VISA PLATINUM, ganhamos o complemento do seguro.
Sempre uso essa opção quando viajo. Nunca precisei usar e espero que funcione em caso de necessidade. Não posso atestar se funciona ou não. Já li depoimentos de gente dizendo que funcionou bem e outros que não foi muito bom.
De qualquer forma, dependendo do sinistro, este seguro do VISA PLATINUM funciona na base do reembolso. A locadora vai cobrar de você o valor devido e depois você pede o reembolso.
Caso você opte pelo seguro VISA você terá que entrar no site deles e emitir sua apólice. Para iniciar o contato use o link ao lado – VISA PLATINUM
No balcão da Guerin, em Portugal, eles sempre vão tentar te vender o seguro total e muito provavelmente um upgrade no modelo do carro escolhido.
Aliás essa é uma prática que é comum em quase todas as locadoras e é bem desagradável pois, quando negamos, fica nítido o descontentamento.
Não houve necessidade de carteira de motorista internacional. Uma carteira de habilitação válida usada no Brasil é o suficiente. No voucher que recebi por e-mail da rentalcars esta informação já estava discriminada.
VIA VERDE – ACEITE ESTA OPÇÃO
A Guerin oferece o Via Verde. É um passe para passar pelos pedágios sem entrar na fila de pagamento. Ao passar, o valor é registrado para o seu chip e depois o valor total é debitado no seu cartão de crédito.
Eu acho bastante conveniente aceitar esta opção. Ao fazer a devolução do veículo eles ainda não haviam recebido da administradora dos pedágios o valor total. Fizeram o débito posteriormente no meu cartão de crédito. Tudo certo.
No check-in eles fazem um débito provisório no cartão para cobrir qualquer problema posterior. É um procedimento normal que todas fazem. Na devolução do veículo, se estiver tudo certo, eles cancelam o débito.
Se você for viajar e tiver que deixar suas bagagens no carro para fazer algum passeio ou mesmo uma refeição mais demorada distante do veículo, recomendo que você alugue um carro com bagageiro suficientemente grande para abrigar suas malas. Deixar malas ou bolsas em cima do banco é sempre perigoso, em qualquer lugar.
Ao receber o veículo verifique bem se ele está em perfeito estado e se não possui algum dano na lataria. Caso tenha, não deixe de exigir que o atendente anote a avaria no contrato de aluguel.
Verifique se o estepe está no local.
Certifique-se do tipo de combustível utilizado no veículo para não abastecer com o combustível errado. É muito comum aluguel de veículos a gasolina e a diesel.
HOTÉIS
No geral gostamos muito dos hotéis em que ficamos nesta viagem.
Fizemos posts específicos para detalhar um pouco mais as avaliações de cada um deles
Veja os posts abaixo:
DESPESAS
Em toda viagem para a Suíça, a primeira coisa que vem na cabeça de todo mundo, e conosco não foi diferente, é se é muito caro mesmo.
O que eu posso dizer pra você é que é sim. É mais caro do que os outros lugares, pelo menos quando comparado aos que já fomos na Europa.
Mas não é nada que impeça você de fazer essa viagem. É claro que tudo depende também do quanto você quer conhecer a Suíça e das economias que você está disposto a fazer.
Vou fazer algumas comparações para você ter uma ideia melhor.
Nós passamos o mesmo número de dias na Suíça e em Portugal.
Considerando todos os nossos gastos com passagem, hotel, alimentação, transporte e alguns extras. Vou colocar em percentuais do total pois os valores variam em função da cotação da moeda
GASTOS TOTAIS
PASSAGEM – 35.79 % do total
7 dias na Suíça – 42.55 % do total
7 dias em Portugal – 21.66 % do total
Ou seja, gastamos na Suíça o dobro do que gastamos em Portugal. Na Suíça andando de trem. Em Portugal com carro alugado.
HOTÉIS
na Suíça – 16.96 % do total
em Portugal – 8.52 % do total
A hospedagem na Suíça foi o dobro do que gastamos em Portugal, em locais do mesmo nível de conforto.
ALIMENTAÇÃO
na Suíça – 12.16 % do total
em Portugal 8.07 % do total
Analisando os números você pode ver que foi realmente mais caro viajar para a Suíça. Entretanto Portugal não é dos países mais caros na Europa. Fazendo a comparação com Londres ou outra capital europeia mais cara, a diferença deve cair.
E se essa informação ajuda você, nós não fizemos aquela viagem em que tudo é contado e que cortamos um monte de coisas pra não gastar muito.
Nós não esbanjamos em momento algum, mas se tivéssemos que fazer algum programa, nós fazíamos. Fomos a alguns restaurantes nos dois lugares, quando poderíamos ter comido um sanduiche no hotel para economizar. Portanto, dá para baratear um pouco mais.
Se você topa ficar em hostel, ainda dá para economizar mais. Indo em grupo dá para dividir muitas despesas.
Faça seu roteiro, faça suas contas e vá sem remorso.
Se você está gostando do nosso site, siga nossas redes sociais.